No total, a empresa vai espalhar 25 toneladas de sementes de espécies nativas por todo o país com a ajuda de organizações locais.
A Bolt acaba de se comprometer a plantar mais de 11 milhões de sementes
de espécies nativas no Quénia. Esta meta foi assumida em antecipação do Dia da Terra, que se assinalou a 22 de abril, dia ainda mais especial e durante o qual os utilizadores contribuíram com sementes extra com as utilizações naquele dia.
A iniciativa faz parte dos objetivos da gigante estoniana, que quer tornar-se o operador de mobilidade mais sustentável do mundo. Para chegar mais perto da neutralidade carbónica, a Bolt irá desenvolver este projeto com a Seedballs Kenya, uma empresa inovadora que já apareceu até na série The Green Planet, protagonizada por David Attenborough. Juntas, as empresas irão espalhar as Seedbolts por todo o país até ao final de 2022.
As Seedbolts são pequenas bolas de pó de carvão que contêm dentro de si sementes arbóreas indígenas do Quénia. Estando envolvidos neste pó, proveniente dos resíduos da indústria do carvão daquele país, protege as sementes de pássaros, roedores e a exposição direta da luz solar, garantindo melhores hipóteses de sobrevivência dessas
espécies.
Atualmente, o Quénia, um dos países africanos em maior crescimento, enfrenta graves problemas ambientais, como a desflorestação, a degradação dos solos e a escassez de água. Apenas 7,4% do país se encontra coberto por floresta, abaixo do liminar mínimo de 10% definido pela constituição queniana.