Luzes estragadas, pinheirinhos, papel de embrulho e laços. Em que contentor deitar o lixo do Natal?
O Natal e a passagem de ano já lá vão e está na hora de pensar em encaixotar as decorações até ao próximo ano. Quase
Já estamos em contagem decrescente, não há como fugir. O Natal está quase aí e podemos enfrentá-lo como mais um desafio de sustentabilidade, um bocadinho no prolongamento de todas as mudanças que temos vindo a fazer no nosso dia a dia.
A Peggada sentou-se a organizar as ideias e traz-te 5 ideias para um Natal com menos impacto e a magia de sempre.
1. Árvore de Natal original, solidária ou em segunda mão
Só nesta primeira sugestão estão, na verdade, várias. Cortar mais um pinheiro não é uma opção, mas usar um que já serviu para outros tantos natais, sim. E se for o primeiro Natal com árvore em casa, nada como usar a rede de contactos (amigos, família, ou mesmo as redes sociais) para perceber se alguém tem uma a mais que já não use, assim como decorações.
E, no limite, a árvores não tem que ser uma árvore. Pode ser uma pilha de livros com luzes, uns pauzinhos presos com fio em forma de triângulo, enfim, nada que muita imaginação e um Pinterest não ajude.
Tens ainda a opção do Pinheiro Bombeiro, um projeto que dá uma segunda vida aos pinheiros cortados para limpeza de matas e ainda contribui para a compra de equipamento profissional para os Bombeiros Voluntários Portugueses
2. Decorações de natal feitas em casa
Rolos de papel higiénico, restos de jornal e revistas, elementos da natureza como folhas e paus. tudo serve para fazer decorações de Natal. Até fruta, que desidratada pode virar um belo enfeite para a árvore de natal.
A Joana Guerra Tadeu fez umas estrelas que todos podemos replicar em casa:
3. Cozinhar menos e aproveitar as sobras
Se calhar é este ano que vamos perceber de uma vez por todas que não precisamos daquela panela tão grande batata cozida nem de dez travessas de aletria. Natal é mesa cheia, mas sem exageros e com a certeza de que teremos como aproveitar as sobras.
A Associação Portuguesa de Nutricionistas lançou há uns anos um ebook com receitas a pensar em tudo o que sobra nesses dias, mas se seguires páginas como a da Sofia Magalhães ou da Amábile Kolenda também ficas bem servido de ideias para aproveitar as sobras, no Natal ou em qualquer altura no ano.
4. Presentes que são experiências
A obrigação de dar um presente é uma coisa que nos apoquenta. São listas infindáveis, lojas cheias, muito dinheiro gasto e pouca intenção em cada uma delas.
Preferimos sempre uma experiência. Não só é algo mais personalizado, como não é mais uma coisa para encher as gavetas ou as estantes lá de casa. Uma aula de yoga, um brunch, uma ida ao cinema, ao Pavilhão do Conhecimento, um bilhete para o teatro, um “dia em que sou teu” e que, sem ter que haver muito dinheiro envolvido, te dedicas à pessoa a quem queres oferecer algo.
5. Amigo secreto
Ainda sobre presentes, a ideia do amigo secreto talvez tenha sido das melhores dos últimos anos. O que começou por ser uma brincadeira com amigos, pode facilmente passar a ser prática familiar. Só há vantagens: todos recebem presentes e cada pessoa só tem que se preocupar com um. Se souberem quem foi a pessoa que inventou esta prática, digam-nos, que queremos homenageá-la.
Há muito mais que se pode fazer, como optar por apoiar projetos solidários, fazer voluntariado nesses dias especiais, ou fazer uma ceia de natal de base vegetal. Escolhe o que te faz mais sentido e não tenhas medo de fazer diferente dos anos anteriores. Há sempre espaço para novas tradições.
O Natal e a passagem de ano já lá vão e está na hora de pensar em encaixotar as decorações até ao próximo ano. Quase
Já não há desculpa para não comprar presentes em segunda mão ou para oferecer aquilo que nos foi oferecido mas que não vamos usar: um
A época natalícia aproxima-se e com ela aquele consumismo típico e que, infelizmente, tão bem podia ser substituído pela presença. Deixamos-te várias sugestões para trocares
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.