
Jovens criadores vão a concurso transformar peças de roupa usadas em criações originais
Os alunos da Lisbon School of Design vão transformar peças doadas pelos funcionários do Banco Credibom em novas criações originais. Pode uma peça de roupa
Fica longe do centro, num bairro que só veio a ganhar com uma oferta fora da caixa. O Alecrim aos Molhos é cafetaria, é mercearia e um exemplo de sustentabilidade.
“Olá Mariana”, cumprimenta uma das primeiras clientes do dia. Mariana responde, dirigindo-se a cada um pelo nome que já sabe de cor.
O almoço ainda está a ser escrito no quadro preto e quando lhe perguntam quais serão as opções, a vegetariana ainda está em dúvida. “À partida será risotto de beterraba, mas ainda vou ver se chegaram beterrabas suficientes”, refere, espreitando para os frescos da mercearia.
No Alecrim aos Molhos, o restaurante e a mercearia vivem em simbiose, sendo que tudo o que é servido à mesa do cliente vem do que é vendido para que em casa possam recriar esta alimentação de base vegetal e biológica.
Aos 18 anos, Mariana mudou-se para Inglaterra onde estudou gestão hoteleira. Sentia que os restaurantes precisavam de ser mais organizados e, ainda em Londres, pôs o que estudou em prática.
Numa das muitas viagens entre Portugal e Inglaterra, conheceu João, com quem tem três filhos. Beatriz, a primeira, nasceu quando ambos ainda estavam fora do país e foi a principal motivação para voltarem aos seus. De regresso, Mariana e João sabiam que queriam abrir um espaço próprio, replicando um pouco do que se habituaram a ter. “Em Londres, todos os bairros, mesmo os que ficam longe do centro, têm um bom café e uma boa mercearia”, explica Mariana, lembrando que na Lisboa de 2018, ano em que regressaram, isso não acontecia.
A vontade de trabalhar com portugueses, e não tanto com turistas, fez com que abrissem o Alecrim na Quinta dos Barros, um bairro fora da rota habitual para este tipo de espaços, mas que serve o bairro, as Torres de Lisboa e as faculdades da zona.
Todos os dias, o menu é escrito a giz num quadro que fica perto do balcão. Nada aqui é permanente e tudo vive do que chega dos fornecedores e do que há em stock na mercearia.
As beterrabas lá chegaram a tempo e o risotto pintou de cor de rosa a opção vegetariana. Há também sempre um prato de peixe ou carne, sendo que a carne é biológica e o peixe vem de Sesimbra, certificado como sendo de pesca sustentável. Mas mesmo nas versões com proteína animal, o prato é sempre pensado tendo como base os vegetais. “Servimos uma dose de carne ou peixe mais pequena do que aquela a que os portugueses estão habituados, mas todos temos que comer menos proteína, pela nossa saúde”, recorda Mariana.
Há sempre cereais, legumes cozinhados, saladas e pickles, numa explosão de texturas a cada garfada.
A parte mais difícil chega com a sobremesa. Todas feitas sem açúcares ou farinhas refinadas, o difícil é mesmo escolher entre as tantas tartes e bolos que enchem a montra. Optamos pelo bolo de amêndoa caramelizada, um best seller, e guardamos a (muita) vontade por mais para as próximas visitas.
A mercearia, além de vender produtos biológicos, tem uma secção a granel, com produtos que vão desde as leguminosas aos detergentes.
Não existem sacos à venda, mas o espaço oferece caixas vazias para que os clientes possam levar as compras para casa.
Na cafetaria, o uso do próprio recipiente é incentivado e já são muitos os que o fazem. Lá dentro vão os pratos do dia, mas também as empadas de tempeh, tofu ou carne, e ainda as sobremesas, feitas para provar à fatia ou na versão inteira, por encomenda.
Os ingredientes usados na cozinha são os da mercearia e, por isso, praticamente não existe desperdício. “Se vemos que há algum fresco a precisar de ser usado, será ingrediente no dia seguinte”, lembra Mariana, que na semana passada optou por um risotto de espargos depois de o pai (e sócio) ter feito uma encomenda maior do que era esperado deste rebento.
Já a fruta, quando está demasiado madura para vender, passa a ingrediente dos sumo do dia — as bananas, em específico vão também para a receita de panquecas, essa sim, apenas adoçada com fruta.
É que apesar de falarmos aqui muito dos almoços, o Alecrim está aberto das 10h às 20h (de terça a sexta, aos sábados fecha às 17h), também para pequenos almoços e lanches, com panquecas, papas de aveia, tostas, ovos e iogurtes e frutas.
Seja a que horas for, vá com tempo. Aprecie os sabores, espreite a mercearia e fale com quem o serve. É provável que da próxima já vai ser atendido pelo nome
A Zomato e a Peggada uniram-se no lançamento de uma nova Coleção Eco e Sustentável.
A Zomato é a app de descoberta de restaurantes mais utilizada em Portugal. O conteúdo atualizado inclui os menus dos restaurantes, fotos, moradas e outras informações, os utilizadores podem ainda avaliar e dar opinião sobre os restaurantes. É a app mais completa para quem procura opções para comer fora, serviço de take-away, reservas, soluções contactless para a restauração, e lançou recentemente o serviço de Delivery – nova app Zomato.
Os alunos da Lisbon School of Design vão transformar peças doadas pelos funcionários do Banco Credibom em novas criações originais. Pode uma peça de roupa
Nova solução da EDP permite reduzir até 25% o consumo de energia da rede e é pensada para edifícios com boa exposição solar. A EDP
Este minerais, como o cobalto e níquel, são usados para fabricar, por exemplo, as baterias de carros eléctricos. Entrou em vigor esta terça-feira, dia 1
Abriu em Arroios, Lisboa, um espaço que quer ter a porta aberta para o bairro. É cafetaria, é loja a granel, é uma montra de
O Rice Me abriu há 9 anos enquanto restaurante que faz uma ode ao arroz e como refúgio para todos os celíacos. Reúne todos à
Abriu nos Anjos, em Lisboa, um café vegan, de café de especialidade e que todos os dias luta contra o desperdício alimentar. Bem-vindos ao Gal.
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Esta publicação também está disponível em:
English (Inglês)