14 marcas de café unem-se para recolher e reciclar cápsulas em Portugal
O projeto terá início em 15 municípios, onde serão instalados cerca de 200 pontos de recolha, tendo como objetivo expandir o sistema de recolha e
Filmes da Disney, cassetes com as músicas que apanhávamos na rádio, CD que já não têm lugar nem no nosso computador. Hoje ficamos nostálgicos, mas também práticos: o que devemos fazer às cassetes e CD que já não usamos? Lê este artigo para saberes a resposta.
Já são poucas as casas com dispositivos de leitura de CD e cassetes, sejam elas de vídeo ou apenas som. Para os que ainda conseguem arranjar forma de lhes dar uso, parabéns! Para a maioria que anda à nora com aquela pilha herdada de décadas anteriores, trazemos uma resposta.
Infelizmente, as cassetes e CD não são consideradas embalagens e, por isso, não podem ser recicladas. A não ser quando pontualmente surgem campanhas de recolha desses objetos — como a “Vamos gravar esta ideia”, da Quercus — a solução mais ecológica para estes resíduos é levá-los até um ecocentro, um parque de grandes dimensões, composto por diversos contentores, onde se podem deixar resíduos recicláveis que não podem ser colocados nos ecopontos. Este é um conselho da Sociedade Ponto Verde que, contactada pela Peggada, explica ainda que “depois de colocados no ecocentro, os materiais são encaminhados por empresas gestoras de resíduos para outras empresas e entidades que prosseguem com o processo de transformação e reciclagem.
Podem encontrar-se ecocentros um pouco por todo o país. No total, existem 231 parques destes em Portugal, no Norte, no Centro, no Sul ou nos arquipélagos. A morada dos ecocentros pode ser consultada aqui. Previamente à deslocação ao ecocentro é importante confirmar se os resíduos a descartar podem ser entregues nesse local. Por vezes, nem todos os ecocentros aceitam todo o tipo de resíduos devido ao espaço ou segurança de armazenamento.
Caso não seja possível essa deslocação até a um ecocentro, CD e DVD fora de uso devem ser colocados no contentor de resíduos indiferenciados (lixo comum). Isto aplica-se tanto ao próprio disco, como à caixa. Mesmo que seja de plástico, esta não é considerada embalagem.
A Peggada tem vindo a escrever sobre o encaminhamento mais certeiro a alguns dos itens que causam mais dúvidas. Podes ver aqui o que fazer com a maquilhagem, as panelas e tachos, as rolhas de cortiça, canetas e até sapatos.
O projeto terá início em 15 municípios, onde serão instalados cerca de 200 pontos de recolha, tendo como objetivo expandir o sistema de recolha e
Na hora de reciclar aparelhos eletrónicos e acessórios, como o caso dos telemóveis, dos carregadores ou dos mais diferentes cabos, nem sempre é imediata a
Da compostagem à economia circular, os conceitos básicos sobre sustentabilidade estão aqui e vão acabar com as tuas dúvidas. Dumpster diving, compostagem, economia circular. Estas
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.