A resposta mais imediata à pergunta do título é sim. Sim, é possível passar férias mais sustentáveis. Sabemos que os últimos meses foram os mais intensos no que toca a saídas de casa, as viagens podem (e devem) acontecer o ano todo e, por isso, é sempre oportuno falar da forma mais sustentável de as fazer.
Neste artigo, juntamos algumas dicas para que a tua próxima viagem seja feita com o menor impacto possível no planeta.
O meio de transporte importa
Que meio de transporte imaginas quando o assunto é férias? Quase que podemos adivinhar os dois mais comuns: carro e avião. O problema é que ambos, por norma, são bastante poluentes. Há alternativas? Bem, já equacionaste fazer a tua tão aguardada viagem para o Algarve ou para o Norte de autocarro? Com marcação prévia os preços podem ser bastante convidativos e, hoje em dia, os autocarros são tão confortáveis que não há motivo para preferir conduzir horas e mais horas para chegar já cansado ao destino.
Mas o autocarro não é a única opção. O comboio é uma opção igualmente mais sustentável se comparada com o avião e o carro e o conforto não fica nada atrás. Para além de não chegar ao destino cansado, há imensas opções horárias para garantir que chega ao destino quando quer. Por exemplo, se for com a sua cara metade para o Algarve a partir do Porto, optando por transporte público estarão, cada um, a economizar mais ou menos 80 €. Quer mais motivos? O planeta agradece.
Há alojamentos mais sustentáveis do que outros?
Sabias que há uma certificação, o LEED — Leadership in Energy and Environmental Design, que está encarregue de certificar os edifícios tendo em conta a sua eficiência energética? Esta entidade avalia os alojamentos tento em conta as suas emissões de carbono e divide os resultados em quatro categorias: prata, outro, bronze e certificado. Cada projeto ganha pontos com base na forma omo gere as emissões de carbono, o consumo da energia, a água, os resíduos, o transporte, os materiais e a qualidade do ambiente interno. Assim, se quiseres ficar num hotel ou Airbnb podes sempre tentar perceber se o alojamento tem este ou outro certificado.
Por outro lado, já existem Airbnbs nos quais que os donos adotam por práticas ecológicas. Em alternativa, a opção mais sustentável poderá passar pelo campismo. Existem dezenas de campismos ecológicos em Portugal com programas de conservação ambiental irrepreensíveis. Surgiram para todos turistas que querem desfrutar das férias sem por isso deixar de cuidar da natureza e são campings normalmente feitos de materiais que impactam minimamente o solo, oferecem espaços para a reciclagem, usam produtos biodegradáveis e respeitam o ecossistema envolvente.
Comer bem e de forma consciente
Uma das maneiras mais eficazes de reduzir o impacto ambiental enquanto se viaja é adotar uma alimentação consciente. Consumir produtos locais é uma prática que não só apoia a economia da região visitada, como também diminui a pegada de carbono associada ao transporte de alimentos de longas distâncias. Além disso, reduzir o consumo de carne é sempre positivo — em férias ou em casa —, visto que a produção de carne tem um impacto ambiental substancial. Assim, optar por refeições vegetarianas ou veganas pode ajudar a minimizar esse impacto.
Outra prática importante é evitar o desperdício de alimentos, planeando as refeições e consumindo porções adequadas. Dessa forma, é possível aproveitar a gastronomia local de maneira sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Menos resíduos, mais planeta
Antes de embarcar no comboio rumo ao campismo ecológico há outros pormenores que podem ajudar a uma viagem mais sustentável. Começa por evitar o plástico e leva contigo buscar garrafa e reutilizável que usas durante todo o ano para, por exemplo, ires ao ginásio. Ah, e não te esqueças daquele saco que usas para todos os fins de semana ires ao mercado. Por falar em mercado, as vilas e cidades normalmente têm mercados e comércio local. Porque não fazer uma visita a estes mercados ao invés de visitar uma grande superfície?
Quando chegares ao teu alojamento, usa-o como se em casa estivesses. As luzes são para desligar, os aparelhos eletrónicos não precisam de estar ligados à ficha se não estiverem a ser utilizados e os banhos devem continuar a ser aquele duche rápido. O facto de teres pago por um serviço não implica que tenhas que dar uso até à exaustão.
Seguindo estas dicas simples, cada um de nós pode contribuir para um turismo mais consciente e com menos pegada negativa no planeta, preservando os destinos que amamos para futuras viagens e para as futuras gerações. Lembra-te: Pequenas mudanças nos nossos hábitos de viagem podem ter um grande impacto no meio ambiente.
Artigos relacionados
Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 🍃
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui