
Blissfest. Vem aí o festival que junta yoga, permacultura e banhos gelados
O Blissfest regressa para dois dias cheios de atividades que prometem fazer-nos mexer o corpo e relaxar a mente. Nos dias 28 e 29 de
O Festival da Terra está de volta à Lagoa de Pataias nos dias 7, 8 e 9 de junho e, apesar de trazer novidades, os três focos principais mantêm-se: mindfullness, sustentabilidade e comunidade.
São três dias de imersão na natureza. Depois de uma primeira edição em 2023, o Festival da Terra volta este ano — nos dias 7, 8 e 9 de Junho na Lagoa de Pataias, Alcobaça — para dias cheios de palestras, workshops, aulas, exposições interativas, além de bancas expositoras, massagens e terapias, tenda de cinema, entre outras tantas atividades.
“Acreditamos que o Festival da Terra oferece uma oportunidade de destacar um evento exemplar na promoção de um ecossistema natural
A Peggada questionou a organização sobre o que de mais sustentável os visitantes podem encontrar num festival que tem essa palavra como pilar.
Aqui estão algumas das medidas tomadas para que o festival tenha o mínimo de impacto no ambiente:
. Respeito pela Natureza: Por saberem que um evento desta magnitude perturba sempre o normal comportamento das espécies locais, os horários do evento são ajustados de forma a evitar demasiada actividade nocturna (as portas fecham à meia-noite dois dias e à 1h noutro dia). O número de concertos também é limitado, primando por oferecer outro tipo de actividades que não incluam tanto ruído.
. Reabilitação do ecossistema natural da Lagoa de Pataias: Na primeira edição (2023) foi organizada uma acção de limpeza de lixo com a comunidade em toda a zona da Lagoa de Pataias, como forma de sensibilização para o efeito. Nesta segunda edição, essa acção de limpeza irá decorrer ao mesmo tempo que a acção de limpeza da Junta de Freguesia e contará com a participação da equipa de voluntários do Festival da Terra (cerca de 50 pessoas).
. Decoração do espaço: Têm o cuidado de utilizar materiais naturais sempre que possível na decoração do espaço, evitando danificar a fauna e a flora nas montagens de elementos logísticos e utilizam restos de tecidos e outros materiais que angariamos na comunidade para produzir decorações.
. Oferta e incentivo às refeições vegetarianas e veganas: os fornecedores de alimentação do Festival da Terra têm a obrigatoriedade de oferta de opções vegetarianas e veganas nos seus menus.
. Empréstimo de utensílios de cozinha: A região é conhecida por ter uma forte indústria de moldes para plásticos. Aproveitando essa realidade, foi estabelecida uma parceria com uma empresa local que fez uma doação à associação de um grande volume de pratos, talheres e copos de plástico reutilizáveis. Estes items estarão à disposição dos participantes do festival para que possam fazer as suas refeições sem necessidade de utilizar os talheres e utensílios de uso único dos fornecedores de alimentação no recinto.
. Fontes de água: Disponibilizam no recinto do evento fontes de água e incentivam os participantes a trazerem de casa as duas garrafas reutilizáveis e a consumir a água das fontes.
. Separação de resíduos e reciclagem: Em parceria com a Valorsul, contam com contentores de reciclagem no recinto e farão a separação de resíduos. Além disso, fazem também a separação de resíduos orgânicos para compostagem e criação de ninhos sintrópicos na própria Lagoa de Pataias.
. Eco-Evento: Estamos em vias de obtenção do selo de Eco-Evento junto da Valorsul.
Enquanto não chega a edição deste ano, espreitem aqui algumas das imagens do primeiro Festival da Terra. Acompanhem todas as novidaes nas redes sociais do festival.
O Blissfest regressa para dois dias cheios de atividades que prometem fazer-nos mexer o corpo e relaxar a mente. Nos dias 28 e 29 de
Vem aí mais uma edição do Chefs on Fire, um dos mais importantes festivais gastronómicos do país. Às ações de sustentabilidade que já tinham começado
O Ponto d’Orvalho é um festival transdisciplinar aberto à discussão e à ação ambiental através de intervenções artísticas, sociais e ecológicas, e onde a gastronomia
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Esta publicação também está disponível em:
English (Inglês)