Porto lança campanha para receber bens em fim de vida que podem ser recuperados
A Câmara Municipal do Porto lançou uma campanha através da qual os munícipes podem doar objetos como eletrodomésticos, mobiliário e material informático para que sejam
Uma pessoa pensa em Açores e, automaticamente, a cabeça enche-se de um verde e de um azul que, só por si, já podiam ser sinónimo de sustentabilidade. Já não é assim, até porque ao azul e ao verde juntamo-nos nós. Mas entre nós há quem prefira apostar em criar projetos sustentáveis, e é esse que vamos conhecer neste artigo.
Construída como uma quinta de família no início do século XVII, a Quinta do Bom Despacho foi totalmente remodelada em 2015 para proporcionar alojamento e eventos com certificação de sustentabilidade.
É lá que podes relaxar numa de duas salas comuns ou no jardim, nadar numa piscina biológica sem recurso a químicos, ter uma experiência única no jardim sensorial ou colher os seus legumes e frutas diretamente da quinta para cozinhá-los numa das duas cozinhas disponíveis.
Podem seguir o projeto no Instagram para saber quais os próximos eventos a acontecer na quinta.
Morada: Rua do Lagedo 62, 9500-213 Ponta Delgada
A Nieta Atelier cria protótipos e peças de design, desenvolvendo materiais que se harmonizam profundamente com os conceitos de upcycling e reciclagem.
A marca lança anualmente uma coleção “dentro de uma cabana” inspirada numa região com materiais e desperdícios locais.
Esta coleção é composta por desenhos exclusivos de novos materiais de construção, mobiliário, têxtil e peças decorativas.
Morada: TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira, Sala 12
Canada de Belém, 9700-702 Angra do Heroísmo Portugal (escritórios)
Fundada em Março de 2001 por um grupo de 17 pessoas, a Cooperativa Bio Azórica – Produtos de Agricultura Biológica C.R.L., tem como principal objectivo o incentivo da produção e consumo de produtos biológicos, respeitando o ambiente e promovendo, assim, a conservação da Natureza e a biodiversidade.
Em 2012, abre o mercado biológico da Casa da Vitória. Atualmente funconam também com loja online e como distribuidores de produtos biológicos para todas as ilhas dos Açores.
Morada: Paúl da P. da Vitória
Horário: 10h – 18h. Fecha domingo e segunda
A Vida Nova – Vintage & Segunda Mão é um projeto dos sócios Ricky Henriques e João Oliveira, canadianos com raízes açorianas, focado em oferecer peças de roupa únicas e exclusivas, tanto para homem como para mulher.
T-shirts, camisolas, blusões, casacos, calças, calções, saias e acessórios são alguns dos artigos que podes encontrar na loja.
Morada: Solmar Avenida Center – Av. Infante Dom Henrique, 71, Ponta Delgada
Horário: 10h – 18. Sábado 12h – 16h. Fecha ao domingo
O Pico é o sítio ideal para quem procura um turismo sustentável. Na Baía da Barca tem acesso direto ao mar a partir do empreedimento, mas também pode desfrutar de uma pequena piscina natural.
Usam detergentes ecológicos, disponibilizam garrafas reutilizáveis, têm tanques reservatórios de água da chuva, para utilização em todo o complexo, entre muitas outras ações.
Morada: Lugar da Barca, 9950-303 Madalena, Pico, Portugal
A Câmara Municipal do Porto lançou uma campanha através da qual os munícipes podem doar objetos como eletrodomésticos, mobiliário e material informático para que sejam
Maia, Braga, Lisboa, Coimbra, Sintra e Tavira vão receber a foodtruck do Desafio Vegetariano, que oferecerá petiscos portugueses em versão 100% vegetal, com o objetivo
Vários investigadores e organizações já estão de olhos postos em 2025 e no que o próximo ano poderá reservar na área da sustentabilidade. 2025 estará
Este artigo aborda uma ação que promove a mudança para cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, ajudando na redução do impacto ambiental adverso das cidades.
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.