A iniciativa tem como objetivo promover a reciclagem da cortiça e está a decorrer em cafés, restaurantes e cantinas da Maia.
A empresa intermunicipal Lipor, a Maiambiente e a Quercus estão a promover uma ação de recolha de rolhas de cortiça nos cafés, restaurantes, cantinas e outros espaços não-residenciais da Maia. Os objetivos são simples: promover a reciclagem da cortiça, contribuir para a reflorestação em Portugal e combater as alterações climáticas.
O projeto conta com três circuitos e um potencial de 180 clientes. No total dos
circuitos, a Lipor adianta à Lusa, citada pelo “Público”, que “a estimativa é que, mensalmente, cada cliente possa entregar para recolha entre 500 e 1.000 rolhas de cortiça”. Feitas as contas, a empresa espera recolher entre 90 mil e 180 mil rolhas de cortiça por mês.
Caso o projeto piloto seja bem-sucedido, a empresa de gestão e tratamento de resíduos, que opera em oito municípios da Área Metropolitana do Porto, espera poder alargá-lo a outros concelhos.
Este projeto está a ser desenvolvido no âmbito da Green Cork, um projeto criado
em 2008 pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim e a Sonae. Através do
Green Cork, já foram recolhidas cerca de 98 milhões de rolhas e plantadas mais de 1,2 milhões de árvores autóctones em Portugal.