Vamos fazer da proteção do planeta a nova modalidade desportiva? Estamos um passo mais perto com estes serviços que prologam a vida dos equipamentos.
A economia circular está na base da nova campanha da Decathlon, que convida os desportistas a recuperarem os seus equipamentos, a darem uma segunda vida aos que já não estão novos ou a alugarem junto da loja aqueles de que precisam.
São, no total, cinco novos serviços e há um com um nome bem original: Trocathlon. Consiste na possibilidade de comprar ou vender produtos usados de qualquer marca nas lojas Decathlon, funcionando quase como uma OLX física do desporto.
Algo semelhante acontece com o serviço Segunda Vida em que podes comprar, por exemplo, artigos de exposição ou devolvidos por outro cliente e que por isso não estão totalmente novos — embora à primeira vista ninguém o dissesse.
E como os tempos não estão nem para desperdiçar materiais nem dinheiro, a Decathlon permite também agora alugar equipamento.
Se vais uma vez à neve e não tencionas ir mais, então o aluguer do material pode ser a melhor opção para ti. Podes recorrer a este serviço online ou em qualquer uma das 38 lojas em Portugal.
Por fim, podes ter equipamentos como novos ao recorrer à Manutenção e Reparação de artigos que compraste na Decathlon ou ao entregar na marca aquela bicicleta de criança que deixou de servir e, em troca, recebes o mesmo valor para gastar nas lojas Decathlon.
Como vês, são várias as opções para aliar a atividade física à sustentabilidade e até juntar ao desporto uma nova modalidade: proteger o planeta.
A marca já está a tentar fazer isso não só com estes serviços, como através da meta traçada até 2026, altura em que os artigos serão feitos com materiais sustentáveis e produzidos com o menor impacto ambiental possível.