Dos cartuxos D.I.Y aos confetes ecológicos, este ano vais poder entrar em 2022 já a cumprir com metas pessoais de sustentabilidade.
Está quase a chegar o dia em que subimos para uma cadeira, pomos 12 passas na mão, espumante na outra e os confetes de lado, prontos a lançar. Alto lá. Confetes que vão andar pela rua, sujeitos a acabar nas sarjetas, rios e mar? Vamos mudar isso.
E o que não falta são sugestões mais sustentáveis e que ajudam a fazer a festa na mesma.
O planeta assim o exige e é bem fácil (e até mais económico) lançar para o ar algo que não prejudique o ambiente, como acontece com o plástico dos tradicionais confetes.
Uma das alternativas, que já começa a ser conhecida no Carnaval, são os confetes feitos a partir de folhas de árvores. Basta fazer pequenos furos com um furador e juntar o máximo de bolinhas naturais.
Uma outra alternativa são as pétalas secas, ideais para quem não tem tempo (ou paciência) para o método anterior e prefere comprar algo numa loja ou supermercado.
Para distribuir os confetes pelos convidados da passagem de ano, também podes arranjar uma estratégia ecológica: usar frascos de vidro e copos de iogurte reutilizados ou pegar numa folha de jornal ou outra para fazer pequenos cartuxos.
Depois de seguires estes passos, só tens de colocar no interior uma das ideias que te deixamos de seguida.