Queres ter uma horta na varanda de casa mas tens dúvida sobre o que deves ou não plantar. Lê este artigo, vai ajudar-te.
Ver crescer vegetais em casa é uma atividade que atrai cada vez mais pessoas. Poupas dinheiro, deslocações ao supermercado e tens sempre os ingredientes mais frescos à mão.
No entanto, se nunca tiveste contacto com jardinagem e agricultura, fazer crescer vegetais em casa pode parecer complicado, especialmente se viveres num apartamento. Porém, há diversos tipos de legumes que se adaptam muito bem à vida citadina e que não requerem muito trabalho. Neste artigo, mostramos-te os 5 vegetais mais fáceis de plantar em casa!
Alface & Espinafres
São plantas com um crescimento muito rápido (4-6 semanas) e que não
requerem muita manutenção. Desde que tenham bastante água, as alfaces e
os espinafres crescem em qualquer lado. Uma das grandes vantagens destas
plantas é que podes colher as folhas mais antigas (externas) e deixar as folhas
mais novas (internas) a crescer!
Cenouras
As cenouras são um dos vegetais mais fáceis de manter. Podem crescer ao longo de todo o ano e são uma ótima fonte de vitaminas e minerais. Só precisam de potes fundos e bastante sol (pelo menos 6h/dia). Ao fim de 70 dias, as cenouras estão no “ponto” para colher.
Tomates
Encontrar tomates com sabor intenso e bem maduros no supermercado pode
ser difícil. Por isso, esta é uma das melhores plantas para adicionares à
tua horta citadina. As sementes de um tomateiro brotam ao fim de 5-10 dias.
Rega bem o tomateiro, coloca-o num lugar ao sol (requer pelo menos 8h de sol ao dia) e segura os caules com paus/ramos para que a planta não dobre e se parta. Ao fim de 60-80 dias, deverás ver os primeiros tomates a crescer!
Pimentos
Os pimentos são vegetais que se autopolinizam, daí que se deem tão bem dentro de casa! Planta as suas sementes num pequeno vaso. Quando a planta crescer os seus primeiros pares de folhas, transfere-a para um pote com pelo menos 20cm de altura. Os pimentos precisam de bastante sol (+10h/dia) e demoram 3 meses a produzir fruto.
Ervas aromáticas
Salsa, Coentros, Menta, Rosmaninho… As ervas aromáticas dão o toque final a
qualquer prato, mas acaba por ser cansativo estar sempre a ir ao supermercado para comprá-las frescas. Solução: criares o teu próprio jardim aromático!
Basta espalhares algumas sementes das tuas ervas aromáticas preferidas num
pequeno vaso com solo rico em nutrientes, deixares ao sol e regares moderadamente (até o solo ficar húmido, mas não empapado). À medida que
as ervas crescem, corta as suas folhas para temperar os teus pratos, mas deixa os seus caules intactos para que novas folhas possam crescer.
Há muitos outros tipos de vegetais que podes crescer facilmente no teu apartamento, mas estes são um bom empurrão para quem está a começar. Aceitas o desafio?