Duram anos e são menos poluentes: apaguem as luzes para se acederem as velas de forma inovadora.
Os isqueiros como os conhecemos estão a mudar. Acaba de chegar ao mercado português a Zallo, marca de isqueiros elétricos, recarregáveis, que emitem menos gases tóxicos para a atmosfera e que nunca se apagam.
Exato. Esquece a chama que se apaga com uma pequena aragem, porque estes isqueiros são à prova de vento. è uma vantagem para os fumadores, mas não é diretamente para eles que a marca quer trabalhar. “Os fumadores são um dos potenciais clientes da marca Zallo. No entanto, a nossa marca vai muito mais além. A capacidade de produzir fogo é extremamente importante e útil em diversas ocasiões”, diz o CEO e administrador da Zallo, Tiago Lourenço, de 24 anos, à Peggada. Precisas de exemplos? Ora, com um isqueiro podes acender velas, incensos, a grelha para um churrasco (de pimentos e um belo tofu), o fogão da cozinha para um jantar quentinho, ou a fogueira no campismo (se fores de aventuras).
O que é certo é que ao usar a Zallo em vez de qualquer outro isqueiro, o planeta vai sofrer um bocadinho menos graças à tecnologia de plasma.
“Para além dos estados físicos mais conhecidos — sólido, líquido e gasoso —, existe também o estado de plasma. Um gás que é ionizado passa a ser denominado de plasma. Quando a energia é fornecida ao ar, este fica ionizado e permite que os eletrões se movam ao longo do núcleo, o que cria a corrente eletromagnética que é a ‘chama’ dos isqueiros Zallo (que chega a temperaturas de 900.°C). O processo de ionização que torna o gás em plasma é a principal tecnologia inovadora dos isqueiros Zallo”, explica Tiago à Peggada.
Assim, ao não usar gás butano, os isqueiros da Zallo emitem menos gases tóxicos para o ambiente. Como se não bastasse, faz com que menos isqueiros entrem na média de 4 mil milhões de isqueiros descartáveis comprados anualmente.
“Os isqueiros Zallo são concebidos para durar vários anos”, destaca o CEO, acrescentando que “no fim de vida o consumidor pode optar por guardar o isqueiro (para coleção, por exemplo), ou colocar no eletrão, para reciclagem de produtos eletrónicos”. Isto porque funcionam de forma elétrica e são carregados através de um cabo mini USB (incluído).
A Zallo tem vários tons de isqueiros — do cinzento ao dourado —, todos elegantes e irreverentes.
Os isqueiros foram lançados a 17 de setembro e já se encontram à venda online, barbearias e quiosques do País. O preço começa nos 20,98€.