Até ao final de junho vais poder reciclar as tuas radiografias e contribuir para os fundos da AMI. Sabe como.
Sem rodeios, vamos direito ao ponto: se tens radiografias de que não precisas ou já inválidas em casa, basta entregá-las numa farmácia e voilà: seguem caminho para a reciclagem e evitam danos para o planeta.
Isto porque quando as radiografias vão para os aterros contaminam o ambiente. Ao mesmo tempo, reutilizar as radiografias é um modo de evitar “a extração de prata na natureza e as nefastas consequências que a extração de metais preciosos acarreta, quer pela destruição de áreas naturais, quer pela exploração das populações locais”, explica a Assistência Médica Internacional (AMI), responsável pela 25.ª Campanha de Reciclagem de Radiografias — a primeira decorreu em 1996.
Esta campanha decorre durante o mês de junho para assinalar o dia Mundial do Ambiente, a 5 de junho, e o processo é bastante simples. Basta que pegues nas radiografias com mais de cinco anos ou sem valor de diagnóstico e coloques nos sacos disponíveis nas farmácias aderentes.
Se deixares escapar o período da campanha, podes continuar a entregar as radiografias na sede ou nas delegações da AMI.
Ao aderires à campanha, estás a proteger o ambiente e ainda a ajudar a AMI, que aproveita a prata do processo de reciclagem para vender no mercado de metais preciosos e converte o valor em “fundos para as ações da AMI”, tal como explica no site.