As crianças de hoje não se lembram do Gervásio de há 25 anos e, por isso, foram desafiadas a fazer o seu próprio chimpanzé. O resultado? Faz parte da nova campanha da Sociedade Ponto Verde.
No que diz respeito à sustentabilidade, já nada é o que era. Nem mesmo o Gervásio. Aos ecopontos azuis, amarelos e verdes juntou-se, em algumas cidades, o castanho (compostor), e o próprio chimpanzé que há 25 anos aprendeu a reciclar em tempo recorde é agora uma personagem reciclada pela nova geração de ecologistas: as crianças.
O futuro é delas e a elas foi dada a tarefa de imaginar um Gervásio reciclado. Usaram embalagens, cartão e materiais aos quais é possível dar uma nova vida para gerar outra — a nova personagem que ao longo dos próximos meses vai protagonizar cinco vídeos da nova campanha Regresso do Gervásio da Sociedade Ponto Verde.
Há mais de 20 anos o objetivo era mostrar quão fácil é reciclar — já que o Gervásio demorou “exatamente uma hora e 12 minutos a aprender a separar as embalagens usadas” — , mas questão colocada na altura mantém-se: “E você? De quanto tempo mais é que precisa?”, perguntavam os cientistas do anúncio que marcou uma geração.
É que após duas décadas, foi preciso um confinamento devido à pandemia da COVID-19 para 46,4% dos portugueses começarem a reciclar — impulsionados pela acumulação de maior quantidade de resíduos em casa).
Há ainda muitos passos a dar. Por isso, nunca é demais ter um Gervásio para nos relembrar que devemos continuar a reciclar as embalagens pelo bem do planeta (e das gerações do futuro).
O novo Gervásio foi criado com base em três objetivos — inovar, evoluir, reciclar — e o resultado está à vista na plataforma O Regresso do Gervásio.
Além de se apresentar com braços em cartão e pés em forma de anilha de latas de refrigerantes, este chimpanzé reciclado ensina a separar os resíduos nos três ecopontos e ainda nos diz o que não devemos colocar neles. Passado 25 anos, O Gervásio também já sabe que o papel sujo não pode ir para o ecoponto azul, as lâmpadas são proibidas no verde e pilhas não vão para o amarelo.