A batata portuguesa anda nas bocas do mundo e, claro, dos portugueses. Não sabias? Agora vai ser mais fácil de identificar.
Miss Tata. É assim que se chama a melhor amiga de pratos bem portugueses, como o bacalhau à lagareiro com batatas a murro (ou um tofu tostadinho com alhos e as mesmas batatas). Seja em que caso for, o novo selo Miss Tata não vai deixar dúvidas sobre o que tens no prato: é batata portuguesa.
A nova amiga dos portugueses resulta de uma parceira entre a Associação da Batata de Portugal (Porbatata) e a Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição e o Crédito Agrícola (APED), com o apoio do Ministério da Agricultura. O objetivo? Ajudar os “consumidores a identificar mais facilmente a origem do produto”, dizem as associações em comunicado.
Assim, a partir de junho e até setembro, vais ouvir muitas vezes falar da “Miss Tata Batata Portuguesa com Certeza”. Mas mais do que nos ficarmos pelas palavras, o melhor mesmo é comprarmos sempre que virmos este selo.
A batata portuguesa é das primeiras a chegar ao mercado europeu e deve ser a única a chegar às nossas casas, não só porque estamos a apoiar os produtores nacionais e a evitar viagens desnecessárias de batatas vindas de fora, como pelo sabor.
É que estamos em época de colheita, logo, a batata fresca e nova fará toda a diferença nas receitas.
As batatas com selo Miss Tata vão estar à venda no retalho nacional aderente à campanha, incluindo híper e supermercados. Também lá fora os emigrantes portugueses vão poder matar as saudades dos sabores de origem (e mostrá-los a quem não conhece).