Sabemos que é difícil de imaginar este cenário, mas existem empresas para as quais o lucro não é o objetivo final. Não que não seja importante, claro que é, mas há outros fatores a falar mais alto no trabalho do dia a dia.
Falamos aqui de empresas B Corp, aquelas que, ainda que tenham fins lucrativos, vão além do objectivo de gerar ganhos económicos, apostando num impacto positivo nos colaboradores, clientes e no meio ambiente.
Há cada vez mais empresas interessadas em passar para o lado bom da força e desta lista não fazem parte apenas pequenos negócios. Existem já grandes empresas a aderir a este movimento. É o caso da Danone, da Ben&Jerry’s, ou a Patagonia.
“Com os nossos parceiros, europeus e globais, estamos a dinamizar uma comunidade empresarial capaz de construir uma sociedade melhor, em que as empresas contribuem para a concretização de uma missão: criar um sistema económico inclusivo, regenerativo e equitativo para todas as pessoas e para o planeta”, pode ler-se no site oficial da B Corp.
Atualmente são quase 4 mil as empresas B Corp em todo o mundo e Portugal não fica de fora desta corrida empresarial pela sustentabilidade. Estas são algumas das empresas B Corp portuguesas:
- Fair Bazaar, marketplace de marcas sustentáveis
- Agri MarketPlace, plataforma que promove transações diretas entre os produtores e a indústria alimentar
- Grosvenor Investments, empresa de fundos de investimento
- Phytoderm, empresa de distribuição de produtos
- Impactrip, empresa de organização de viagens
- Symington Family Estates, produtor de vinhos
- The Manipedi, salão de manicure, pedicure, massagens e tratamentos de beleza
- Abreu Advogados, firma de advogados
Para que mais empresas comecem a fazer parte desta lista, há toda uma série de critérios aos quais têm que responder.
Tudo começa com o preenchimento de um questionário com 160 questões sobre diferentes áreas (social, ambiental, transparência e prestação de contas) do qual têm que obter uma classificação de mais de 80 pontos. Depois há uma taxa de submissão a pagar, declarações a preencher e o cumprimento dos requisitos legais das B Corp, procedendo para isso às alterações legais requeridas
A sustentabilidade empresarial traz também benefícios, nomeadamente numa diminuição dos custos e na atração de um tipo de trabalhador com uma preocupação ambiental e social acrescida. Além da credibilidade, claro. Sendo uma empresa B Corp não pode simplesmente alegar ser sustentável ou socialmente consciente, é preciso que prove isso. E isso significa que os consumidores e outras empresas podem confiar que as empresas com status B Corp não estão apenas com alegações. As preocupações (e ações) são reais.