
Blissfest. Vem aí o festival que junta yoga, permacultura e banhos gelados
O Blissfest regressa para dois dias cheios de atividades que prometem fazer-nos mexer o corpo e relaxar a mente. Nos dias 28 e 29 de
Arranca dia 18 de setembro a competição que põe três equipas a percorrer o país da forma mais sustentável possível. Chama-se Viagem pelo Clima e o evento vai na segunda edição.
A ideia aqui é mostrar que é possível viajar de norte a sul do país de forma sustentável e com maior impacto na comunidade.
Na 1ª edição da Viagem pelo Clima, as equipas competiram entre si com o objetivo de percorrer Portugal da forma mais sustentável possível. Nesta 2ª edição, para além deste objetivo, as três equipas serão desafiadas a criar o maior impacto possível na comunidade. Este critério de avaliação terá uma ponderação de 70% na avaliação final das equipas e será decisivo para determinar os grandes vencedores, que irão participar na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP29), que decorre em novembro no Azerbaijão.
Ao longo de 14 dias, esta viagem vai colocar em competição três equipas de quatro pessoas que deverão completar um percurso de norte a sul de Portugal, passando por nove municípios da forma mais sustentável possível e, principalmente, com o maior impacto positivo nas comunidades. Durante a viagem, cada equipa irá gerir “Climas” (moeda fictícia) a moeda que irá monitorizar as diferentes escolhas dos participantes, assim como o impacto causado.
Ao longo da viagem, cada equipa terá um orçamento em Climas para gerir. O objetivo de cada equipa será gastar o menor número de climas possível.
Durante a competição as equipas deverão ultrapassar desafios e envolver e sensibilizar as comunidades, criando a Rota da Sustentabilidade Municipal e utilizando ferramentas de cálculo de pegada de carbono para o comércio local e para a população, bem como identificar “climate stories”, tendo assim a oportunidade de recuperar alguns “climas”.
A equipa vencedora será a que gastar menos “climas” depois de avaliado o impacto positivo criado ao longo da viagem nas várias regiões e o percurso que for realizado da forma mais sustentável.
A partida oficial das equipas participantes será dia 18 de setembro de 2024, no Mosteiro Santa Maria do Mar, em Carcavelos. O regresso acontece a 1 de outubro.
Podes acompanhar esta viagem especial através da página de instagram do projeto.
O Blissfest regressa para dois dias cheios de atividades que prometem fazer-nos mexer o corpo e relaxar a mente. Nos dias 28 e 29 de
O irmão mais novo do já conhecido Gambuzino serve aqueles que muito consideram ser os melhores hambúrgueres vegan da cidade. Além disso, produzem quase tudo
Os alunos da Lisbon School of Design vão transformar peças doadas pelos funcionários do Banco Credibom em novas criações originais. Pode uma peça de roupa
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Esta publicação também está disponível em:
English (Inglês)