A Peggada oferece ferramentas que permitem criar um impacto positivo no ambiente e na sociedade. Nasceu para criar uma comunidade que contribui ativamente para um mundo melhor, através do consumo responsável e da sensibilização para o desenvolvimento sustentável.
Acreditamos na promoção e consciencialização destas temáticas para que o consumo responsável e os objetivos de desenvolvimento sustentável sejam democratizados.
Quero começar a comprar a granel, mas será que tenho alguma loja perto de mim onde possa fazer isso?
Tenho tanta roupa cá em casa que já não uso, o que será que posso fazer com ela?
Quero fazer as minhas compras de Natal numa loja solidária. Onde andam elas?
Já sei que os pacotes de leite são no ecoponto amarelo, mas e os CD, as rolhas ou a minha torradeira avariada?
O tema é, para muitos, recente, e a informação perde-se entre redes sociais, campanhas, e palavras soltas que nos enchem o inconsciente. Green, eco, verde, quase como uma hipnose onde facilmente nos podemos perder. É aqui que a Peggada entra, como a tua ferramenta para fazer escolhas mais sustentáveis, mas sensatas e que possas realmente integrar nos teus hábitos.
Numa só plataforma encontras notícias, reportagens, entrevistas e até receitas com os produtos da época. E também os eventos que todas as semanas acontecem à volta desta área, como workshops para aprenderes a fazer detergentes em casa, mercados de trocas de roupa ou palestras seminários com quem domina o tema como ninguém.
Mas, e muito importante, o nosso site reúne ainda algo que é, na verdade, um trabalho que não para e que conta contigo para continuar: uma lista dos negócios sustentáveis do país, desde restaurantes a hotéis, lojas de roupa em segunda mão a marcas de produtos ecológicos para crianças.
No nosso site cabem também os negócios com impacto social, porque acreditamos que a sustentabilidade não é só dizer não às palhinhas de plástico. Desde restaurantes que empregam pessoas com défice cognitivo até listas de lojas solidárias onde fazer compras, estamos atentos a sustentabilidade como um todo, dando ferramentas para um desenvolvimento sustentável.
👥 Além do que veem aqui, na newsletter e nas nossas redes (Facebook, Instagram, TikTok e Linkedin), trabalhamos na criação e curadoria de conteúdos para empresas que queriam adaptar-se à exigente Agenda 2030, melhorando o seu impacto.
A Marta não consegue estar parada. Sempre que pode está a marcar a próxima viagem e é perita em meter tudo o que precisa numa mochila daquelas que até a Ryanair aceita. Percebeu que precisa de pouco para ser feliz e, por isso, vendeu o carro, a Bimby e a roupa que já não usa. Salva comida do lixo e compra em segunda mão sempre que pode. Alimenta-se — e bem —sem carne, mas com muitos espinafres.
É jornalista há mais de dez anos, os últimos dedicados a dar a conhecer novos projetos sustentáveis. Agora, chegou a vez do seu projeto ser notícia.
A Lígia nasceu no Algarve mas cedo percebeu que ninguém lhe põe fronteiras. Já conheceu 70 países e como não se imagina entre quatro paredes, já trabalha remotamente ainda COVID não era palavra.
Tem um mestrado em Ciências Farmacêuticas, um mestrado em antropologia e uma pós graduação em desenvolvimento e cooperação internacional. Trabalhou no Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas e viaja sempre que pode para contar histórias no blog A Crush On.
Não compra roupa há oito anos, mas admite que uma vez, a morrer de frio, entrou numa loja de Fast Fashion. Não sem antes se chicotear.
O Hugo tem várias pessoas dentro dele. É fotógrafo de formação, mas se precisarem dá uns toques em design e vários em social media. E, na verdade, se lhe tirarem a máquina das mãos, ele pega num lápis e desenha um retrato, que o rapaz sempre foi dado às artes.
Já a sustentabilidade, é uma paixão recente. Diz, sem vergonha, que começou a reciclar e a fechar a torneira enquanto lava os dentes há pouco tempo, mas garante que agora ninguém o para. É como dizem no seu filme preferido — sim, ele tem uma grande panca por ToyStory — para o infinito e mais além.
O projeto foi um dos finalistas do programa Women4Climate da Startup Lisboa e da Câmara Municipal de Lisboa, que juntou ideias de mulheres empreendedoras na área da sustentabilidade. Foi durante esse processo que a Marta e a Lígia juntaram forças, contando sempre com a ajuda de quem acredita neste projeto e se vai juntando ao longo do caminho, entre eles o Hugo que, de fundador, passou a amigo de todas as horas e colaborador especial.
Outras coisas incríveis que aconteceram:
A Peggada foi vencedora do prémio “Go Green, Go Social” 2021 da NOVA FCSH e Santander Universidades
Finalista do University Startup World Cup 2021
Escolhida pelo Made of Lisboa para estar presente no Web Summit 2021
Ficou em 2º lugar no Shift Happens 2022 e no Top5 do Got Talent organizado pela Adritem
A Lígia fez parte da lista de Top 100 Women In Social Enterprise 2022
1º lugar no Programa de Aceleração Startup Zero 2023
3º lugar no Programa EcoStartup 2023
Todas estas valências garantem-nos que acabamos por tocar indiretamente nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, ainda que com um maior foco no 4, 10, 11, 12 e 13.
Sabes exatamente do que se trata? É uma iniciativa que visa envolver os cidadãos e as comunidades nas ações em prol do clima e do ambiente. E adivinhem? A Peggada foi uma das embaixadoras deste pacto em 2021 e 2022. A transição para uma sociedade com impacto neutro no clima é um desafio, mas acreditamos que é também uma oportunidade para construirmos um futuro melhor para todos. É preciso repensar o modo como produzimos, consumimos, nos deslocamos, aquecemos ou arrefecemos as nossas casas, trabalhamos e vivemos em conjunto.
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.