A pergunta é lançada por Kate Raworth no seu livro Economia Donut e a resposta parece ser um redondo sim. Vamos saber mais sobre este modelo económico alternativo.
Kate Raworth convida-nos a refletir sobre uma missão de progresso maioritariamente associada à ideia de crescimento económico. O seu livro “Economia Donut” fala-nos sobretudo do exercício de definir limites e repensar métricas.
Mas antes de mais, vamos lembrar a metáfora do donut. O anel interior do donut representa as necessidades humanas básicas de que todos necessitam, incluindo água, alimentação, saúde, educação, rendimento e trabalho, paz e justiça, voz política, equidade social, igualdade de género, habitação, redes e energia.
O anel exterior mostra os limites que a humanidade não deve ultrapassar para se manter sustentável. Inclui elementos como as alterações climáticas, a acidificação dos oceanos, a poluição química, a carga de azoto e fósforo, a captação de água doce, a conservação da terra, a perda de biodiversidade, a poluição atmosférica e a destruição da camada de ozono.
A sua forma circular de donut significa a necessidade de encontrar um equilíbrio entre a “base social” e o “teto ecológico”, que é referido como “o espaço seguro e justo para a humanidade”, onde o bem-estar é desenvolvido tanto para as pessoas como para o planeta.
Tudo o que não se enquadre no âmbito do “donut”, quer se trate de um défice na base social ou de um excesso no teto ecológico, pode revelar-se catastrófico para a humanidade sob a forma de pobreza irreversível ou de danos ambientais, o que torna importante manter o equilíbrio.
Segundo a autora, a figura do donut, apetecível a muitos por razões óbvias, dá-nos pistas daquele que deverá ser o futuro da humanidade e da sua ideia de progresso. A apetecível massa do donut é descrita como a métrica da proporção. Neste sentido, a humanidade deveria procurar manter-se na massa, ou seja, entre a dignidade humana e a coesão social (o limite interior da massa) e os limites do planeta terra (o limite exterior da massa).
Em “Economia Donut” sugere-se que o progresso de uma sociedade deixe de estar unicamente ligado à missão do crescimento económico infinito e desmesurado, passando a identificar-se com uma missão de equilíbrio e sentido de proporção. Esta é a leitura indicada se procuras aprender mais sobre as nuances do sistema económico em que vivemos e o tipo de transições que poderiam se colocadas em prática para diminuir o impacto nocivo que este tem no planeta.
Além disso, este livro tem a particularidade de não ter ficado preso nos limites das folhas de papel. O DEAL ou Doughnut Economics Action Lab é o organismo responsável por transformar a ideia da Economia Donut em ações transformativas. O Laboratório conta com múltiplos núcleos de trabalho que têm à sua disposição uma série de ferramentas gratuitas que lhes permitam aplicar a métrica do Donut. Portugal está representado em diversos núcleos espalhados pelo território como é o caso do Porto, Lisboa e Portalegre.
Na plataforma do DEAL podes encontrar múltiplas notícias, ferramentas e eventos relacionados com a implementação de um futuro em formato Donut.
A Leonor (mais conhecida como Nônô) herdou do avô paterno, que levava sementes nas algibeiras para as plantar quando fosse oportuno, o gosto pela natureza. Fundou o Núcleo Ambientalista da Universidade onde se licenciou, esteve envolvida em movimentos de desobediência civil pela justiça climática e estudou em Londres onde provou o melhor hambúrguer vegetariano que conhece até à data. Seguiu o mestrado de Ciência Política e Relações Internacionais por ser uma área que considera decisiva para criar um paradigma de justiça climática. Passou por Paris para aprofundar os seus conhecimentos em sustentabilidade e mais tarde escrever uma tese na mesma área. Orgulhosa dos seus vasos de hortelã e manjericão, leitora assídua, fã de tardes passadas à volta da mesa, apologista da simplicidade. Desconfia que seria feliz com uma horta e uma profissão associada à sustentabilidade e direitos humanos.
Artigos relacionados
Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 🍃
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui