Plant a Coral. Sabias que podes adotar um coral e apoiar a sua investigação?
Criado pelo Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, o projeto Plant a Coral visa resgatar os espécimes capturados acidentalmente em redes de
Os recifes foram afetados pelo aquecimento global, mas recuperaram devido às áreas marinhas protegidas.
Uma equipa de expedição científica descobriu que em zonas mais remotas do oceano Pacífico, os recifes de coral são resistentes às alterações climáticas. “Quando temos um ecossistema intacto, a natureza tem a capacidade para recuperar por si mesma”, disse Alan Friedlander, cientista-chefe da expedição, numa conferência de imprensa.
A expedição faz parte do programa Mares Prístinos da National Geographic, que já proporcionou mais de 40 expedições em 30 locais, desde 2008. No Pacífico, os cientistas realizam mergulhos prolongados de forma a abranger todos os locais, onde distribuem câmaras e recolhem dados para análises.
Nas áreas mais recônditas, a abundância de peixes (devido às áreas marinhas protegidas) ajuda a explicar a resiliência dos corais. Enric Sala, fundador do programa e explorador da National Geographic Society, mencionou que, nas Ilhas Marshall, existem peixes capazes de produzir aproximadamente 5000 quilos de areia anualmente, por exemplo, através de excrementos. Esta areia “protege a linha costeira das tempestades, das ondas e da subida do nível do mar”.
Uma das grandes preocupações nestes locais é a pesca ilegal. Milhares de embarcações compõem a frota de pesca em alto-mar, enfrentando, contudo, pouca regulamentação. Essas embarcações são responsáveis pela produção significativa de detritos, incluindo redes de pesca e diversos tipos de plástico que acabam por atingir os recifes.
No final da investigação, um dos objetivos passa por transmitir os resultados da expedição aos locais, para que estes continuem a proteger os ecossistemas.
Criado pelo Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, o projeto Plant a Coral visa resgatar os espécimes capturados acidentalmente em redes de
O santuário permitirá conservar a população residente de mais de 200 cachalotes ao largo da ilha caribenha Dominica e sequestrar carbono no fundo do oceano.
Os objetos foram recolhidos em Sesimbra durante a maior limpeza subaquática do mundo e têm um custo simbólico, que corresponde ao tempo que levariam a
Este artigo aborda uma ação que promove a adoção de medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos. O ODS 13 também pretende melhorar a educação sobre mitigação das mudanças climáticas e redução de impacto.
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.