
EDP lança mini painéis solares para varandas de apartamentos
Nova solução da EDP permite reduzir até 25% o consumo de energia da rede e é pensada para edifícios com boa exposição solar. A EDP
A passagem de ano já foi, mas vamos sempre a tempo de refletir sobre o que passou, até para sabermos o que queremos levar connosco para o futuro. Por isso, contactamos quem nos inspira na área da sustentabilidade para fazer o balanço de 2024 e, principalmente, para falar sobre o que de bom 2025 pode trazer.
Desta vez, falamos com o biólogo Ayala Botto, autor do livro infantil “Os Nossos Bichos”.
1. O que é que aconteceu em 2024, que gostavas de não ver acontecer em 2025?
Em 2024, o orçamento de Estado não acabou com os subsídios aos combustíveis fósseis, deu-se o adiamento da Lei da Desflorestação, reduziu-se o estatuto de conservação do lobo e eliminou-se a Secretaria de Estado da Conservação da Natureza. Era bom que nos próximos anos algumas políticas fossem alteradas.
2. Dentro da temática da sustentabilidade, o que mais desejas que aconteça em 2025?
Gostava que finalmente fosse implementada a Rede Nacional de Áreas Marinhas Protegidas que está prevista desde 2019 ou que se deixasse de financiar a indústria da carne e ainda de integrar a natureza nas explorações agrícolas, algo que deixou de ser obrigatório no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum.
3. Dá-nos uma boa ideia para fazer de Portugal um país mais sustentável.
Seria importante melhorar os transportes públicos (em qualidade e quantidade), não só nas grandes cidades, como pelo o país. Da minha experiência têm vindo a piorar.
4. Dá-nos uma boa ideia para fazer do mundo um lugar mais sustentável.
A sustentabilidade não passa só por ambiente. Para a população dar atenção à temática da proteção ambiental, outros campos da sua vida têm que ser satisfeitos. Nesse sentido, é importante melhorarmos o acesso à saúde, educação e habitação de qualidade e de promovermos a empatia e acabarmos com todos os tipos de preconceitos e sensacionalismos que dão origem a discórdia, separação e guerras, num momento em que devemos estar unidos e focados num problema maior e comum.
Nova solução da EDP permite reduzir até 25% o consumo de energia da rede e é pensada para edifícios com boa exposição solar. A EDP
Este minerais, como o cobalto e níquel, são usados para fabricar, por exemplo, as baterias de carros eléctricos. Entrou em vigor esta terça-feira, dia 1
Abriu em Arroios, Lisboa, um espaço que quer ter a porta aberta para o bairro. É cafetaria, é loja a granel, é uma montra de
Este artigo aborda uma ação que promove a adoção de medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos. O ODS 13 também pretende melhorar a educação sobre mitigação das mudanças climáticas e redução de impacto.
Esta publicação também está disponível em:
English (Inglês)