França vai pagar aos cidadãos que reparem as suas roupas e calçado
Calçado a precisar de arranjo ou roupa rasgada? Em França, há um incentivo financeiro a quem der primazia ao arranjo, em vez de comprar novo.
Do ecoponto ao planeta Terra, eis as máscaras para fazer em família antes do Carnaval. Dão algum trabalho, mas, no final, a mensagem compensa.
Em 2021 passou-nos ao lado e em 2022 os festejos de Carnaval vão continuar a meio gás. Mas a brincadeira para as crianças continua e é a pensar nelas que temos três ideias de disfarces ecológicos.
Uma vez que todos os anos há desfile de Carnaval nas escolas, porque não reaproveitar os materiais e tecidos de anos anteriores para fazer um novo disfarce este ano? Não é por acaso que uma das nossas propostas é mesmo um ecoponto.
Tudo isto tem um propósito: proteger o ambiente, o que nos leva à segunda e terceira máscara: de Mãe Natureza e planeta Terra.
Pega nas ideias, chama a família para ajudar e cria disfarces de Carnaval originais que unem o mais importante: gerações e ensinamentos fundamentais sobre sustentabilidade.
Materiais:
— Borracha de espuma amarela
— Borracha de espuma verde
— Pedaços de papelão
— Imagens de recipientes, latas, etc
— Cola em bastão
— Cola quente (arma)
— Tiras de mochila ou similares
Como fazer:
Em primeiro lugar, cola o símbolo de reciclagem numa das folhas amarelas de espuma EVA com cola quente. Podes fazer em espuma verde ou pintar diretamente. Depois, forma o cubo com as duas folhas de espuma EVA amarela. Costura-os à máquina nas laterais ou cola-os. Tem cuidado com o símbolo, certifica-te de que fica do lado de fora e reto.
Um truque é colar fita adesiva no símbolo, tanto na parte que toca na patilha da máquina, como na parte inferior, para que deslizasse melhor.
Podes ver o passo a passo no blogue espanhol De puntadas y otros enredos.
Materiais:
— Uma camisola velha verde
— Feltro em tons de verde
— Canetas verdes
— Pistola de silicone ou silicone
— Tesoura
Como fazer:
Pega na camisola e corta de baixo para cima em finas “farripas”. Corta depois o feltro em forma de folhas e desenha veios com canetas de tons verde mais escuros. Cola as folhas nas pontas dos fios da camisola, ao longo dos mesmos e ainda na zona do peito a contornar o decote.
A ideia é do blogue Roxyposi.
Materiais:
— Balão de uma loja de festas ou caixa redonda
— Muitos jornais
— Folhas de papel A4
— Spray de óleo de cozinha
— Mistura de papel machê: farinha e água (explicação abaixo)
— Imagem de um globo ou atlas de referência para desenhar os continentes
— Lápis
— Caneta Sharpie Preto
— Tinta infantil tempera básica: azul e verde
— Dois pincéis grandes de espuma e um pincel pequeno para trabalhos detalhados
— Serra copo e furador (opcional)
— Tesoura robusta
— Para o cinto: 2 pedaços de madeira ou compensado fino; fita de pano; 4 pequenos parafusos, porcas e arruelas
Como fazer:
Enche o balão até o diâmetro desejado e pulveriza com uma camada grossa de spray de óleo de cozinha. Mistura uma grande quantidade de pasta de papel machê. Coloca uma camada sobre o balão e deixa secar bem durante cerca de 24 horas. Quando bem seco, coloca mais uma camada.
Passa para o desenho dos continentes, começando por traçar com uma caneta o contorno dos mesmos. Corta depois o balão e faz aberturas no Pólo Norte e Sul (para a cabeça e corpo).
Começa a pintar os oceanos e continentes com azul e verde. Monta dois pedaços de madeira no interior e fixa-os ao balão com parafusos, porcas e arruelas. Amarra fita de pano entre a estrutura de madeira.
A ideia é do blogue Instructables craft.
Calçado a precisar de arranjo ou roupa rasgada? Em França, há um incentivo financeiro a quem der primazia ao arranjo, em vez de comprar novo.
Nas festas temáticas, há uma grande tendência para o desperdício. O Carnaval não é diferente e, por isso, deixamos-te algumas dicas para tornares a tua
Atenção: o primeiro passo é não te sentires mal. Não serás o primeiro nem o último e há três formas de dar uma vida diferente
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.