O quê
image
  • imageA Granel
  • imageAlojamento
  • imageCabazes
  • imageHigiene e Cosmética
  • imageImpacto Social
  • imageLojas Eco
  • imageModa Sustentável
  • imageOutros
  • imagePuericultura
  • imageRestaurantes
  • imageRoupa 2ª mão
Onde
image
image
 THE SURGE: Marchas contra o fascismo, pela justiça climática, contra as guerras e o genocídio e pela libertação da Palestina
18 Jan

 THE SURGE: Marchas contra o fascismo, pela justiça climática, contra as guerras e o genocídio e pela libertação da Palestina

Hosted by: Let’s Swap

Partilhar :

 THE SURGE: Marchas em pelo menos 17 cidades de 10 países europeus a 18 e 19 de janeiro

 

Aliança contra o fascismo, pela justiça climática, contra as guerras e o genocídio e pela libertação da Palestina

 

Marchas em pelo menos 17 cidades de 10 países europeus assinalam o arranque de The Surge. Em Portugal, no dia 18 de janeiro, há marchas convocadas para Lisboa e Faro. O fim de semana de luta é marcado por iniciativas no Porto, em Coimbra, em Ponta Delgada e em Braga.

 

De Lisboa a Oslo, de Londres a Bucareste, está em marcha uma mobilização histórica que converge movimentos numa onda de luta contra a ascensão do fascismo, da guerra e do colapso climático. The Surge começa no fim de semana de 18 e 19 de janeiro, impulsionando uma convergência internacional para enfrentar os maiores desafios do nosso tempo. Este movimento internacionalista de ação de emergência marca o início de uma mobilização popular em defesa da vida e da justiça social.

 

Portugal mobiliza-se em seis cidades

 

Lisboa: A marcha de dia 18 de janeiro, sábado, inicia-se às 15 horas na Praça José Fontana, terminando na Praça do Martim Moniz, onde haverá um arraial de ocupação popular.

 

Faro: A marcha partirá em simultâneo com a de Lisboa da Escola João de Deus (Liceu) e avançará até ao Jardim Manuel Bívar, culminando na antiga Fábrica de Cerveja com debates, música e convívio no bar.

 

Porto: Também no sábado, no Espaço Musas, a partir das 15 horas, coletivos de diferentes lutas dinamizam debates, projeções de filmes, poesia, bancas com informação e recursos, num espaço de convívio com comida e bebida, promovendo a convergência de lutas.

 

Coimbra: Concentração marcada para dia 18, às 18 horas, na Praça 8 de Maio.

 

Ponta Delgada: No mesmo dia, em São Miguel, nos Açores, há encontro marcado para as 18 horas no Mercado Negro (Rua do Mercado 18, 9500-326 Ponta Delgada), com debate, música, comida e bebida.

 

Braga: No domingo, dia 19 de janeiro, à noite, encerra-se o fim de semana de luta com uma projeção de curtas-metragens seguida de conversa sobre interseccionalidade, acção climática, fascismo e descolonização da Palestina em local a definir.

 

Chamada à ação

 

Vivemos um novo ciclo político e histórico em que as elites conduzem a humanidade para a aniquilação; o genocídio na Palestina é prova de planos de extermínio que começam por atingir os mais pobres, os mais vulneráveis e a classe trabalhadora.

 

As marchas marcadas para 18 e 19 de janeiro em Amesterdão, Barcelona, Bilbao, Bruxelas, Bucareste, Estocolmo, Faro, Granada, Hamburgo, Ibiza, Innsbruck, Lisboa, Londres, Oslo, Saragoça, Valência e Villach são o início de uma resposta popular contra este ataque global.

 

A escalada do fascismo, das guerras e do colapso climático não são crises isoladas, mas partes de um sistema que promove desigualdade, violência e exploração — e são o único plano que os poderosos têm para o futuro.

 

Vivemos um estado de emergência que exige ação e mobilização imediatas. As nossas lutas têm prazos claros: pôr fim imediato ao genocídio perpetrado por Israel contra o povo da Palestina e a outras guerras, desmantelar a indústria dos combustíveis fósseis dentro de uma década e derrotar para sempre os fascistas, a última defesa autoritária e violenta do capitalismo global.

 

The Surge começa a sua ofensiva popular no fim de semana anterior à tomada de posse da personificação do caos climático, do fascismo e da guerra como Presidente dos Estados Unidos da América. A administração Musk/Trump é a montra dos planos das elites para o futuro: violência, perseguição à diferença, racismo e sexismo inabaláveis, tudo em nome de lucros contínuos e de uma aceleração rumo ao colapso do clima que permite a existência da humanidade.

 

As marchas dos dias 18 e 19 de janeiro são apenas o início desta organização internacional de convergência de movimentos. Abrem caminho para novos planos e ações, convidando cidades e movimentos a unir-se na preparação de uma resposta ao mundo de pesadelo que os poderosos e seus lacaios de extrema-direita planeiam impor à humanidade.

 

Para mais informações:

 

Email: thesurgeportugal@riseup.net

Site internacional: https://thesurgeinternational.net/

Instagram nacional: https://www.instagram.com/thesurgeportugal/

Attendees(0)

Are You going ? 0going
peggada homepage

Subscreve a nossa Newsletter

Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.