As Juntas de Freguesia que receberem mais Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos e Resíduos de Pilhas e Baterias serão premiadas.
“Junta na Freguesia” é o nome da campanha da ERP Portugal — Entidade Gestora de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Baterias (RB) que pretende mobilizar e sensibilizar as populações locais para a importância do correto encaminhamento deste tipo de equipamentos acumulados em casa.
Os cidadãos poderão entregar os seus equipamentos nos pontos de recolha nas juntas de freguesia aderentes, contribuindo para o aumento da recolha e reciclagem destes resíduos.
A freguesia que conseguir reunir mais equipamentos será premiada, juntamente com os vencedores regionais. Este prémio tem como finalidade desenvolver um projeto comunitário no prazo de dois anos, no valor de 2.500 euros, de forma a promover e sensibilizar a educação ambiental na comunidade.
As freguesias participantes que não fiquem entre as vencedoras terão direito a uma compensação monetária por cada tonelada recolhida desde o início do programa.
“Queremos envolver as comunidades e realizar projetos de sustentabilidade nas suas localidades e juntar todo o país para o cumprimento de recolha de equipamentos elétricos e eletrónicos em Portugal. Com o programa ‘Junta na Freguesia’, não estamos apenas a falar de recolhas, mas sim de algo maior. Temos a oportunidade de formar e informar mais pessoas de como podemos reciclar os REEE e RB guardados nas nossas casas e mostrar que podem ser vistas como importantes matérias-primas. Com este projeto pretendemos ir ao encontro do conceito ‘pense global, aja local’ e incentivar a comunidade a fazer parte desta iniciativa, que terá um impacto tão grande”, sublinha Rosa Monforte, Diretora Geral da ERP Portugal, em comunicado.
O formulário de candidatura e o regulamento estão disponíveis no site da campanha e todas as Juntas de Freguesia do país — mais de 3000 – podem inscrever-se e participar.
Paralelamente, a ERP Portugal lançou a campanha de sensibilização “Liberta-te dos Monstros”, cujo objetivo é alertar para as consequências negativas do incorreto encaminhamento de REEE e RB. A campanha será amplificada nas juntas de freguesia aderentes ao programa “Junta na Freguesia”.
Podia ter entrado em Meteorologia e Oceanografia, mas acabou por estudar Comunicação. E ainda bem, porque se não acertam nas previsões, não era ela que iria mudar isso. Começou por procurar ideias e projetos sustentáveis para a universidade e desde aí, nunca mais parou (quem é que para realmente?). Adora ver séries, mas vê poucas porque é uma pessoa difícil. Já para abraçar novos hábitos e desafios mais “verdes”, não precisa de muito para a convencer.
Artigos relacionados
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Este artigo aborda uma ação que promove a mudança para cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, ajudando na redução do impacto ambiental adverso das cidades.
Para descobrires negócios que trabalham ativamente na contribuição para este Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, clica aqui.
Para ler notícias, entrevistas ou dicas relacionadas com este Objetivo, clica aqui.
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)