Coca-Cola has quietly abandoned its goal of 25% reusable packaging
Coca-Cola seems to have abandoned its 2030 target, in which it pledged to recycle less plastic and reduce emissions more slowly than previously promised. In
Projeto Gigantes Verdes é um dos vencedores do Programa EDP Energia Solidária e, com esse reconhecimento, vai expandir-se para dez novos concelhos, onde serão feitos esforços pioneiros para mapear e proteger árvores de grande porte através da participação das comunidades locais.
O Projeto Gigantes Verdes foi um dos vencedores do Programa EDP Energia Solidária, o que permitirá expandir os seus esforços de mapeamento e conservação das árvores de grande porte a dez concelhos pioneiros, envolvendo as comunidades locais em iniciativas de ciência cidadã e preservação ambiental.
O projeto, co-gerido pela VERDE — Associação para a Conservação Integrada da Natureza desde 2021, destaca-se por envolver as comunidades locais na proteção das chamadas Gigantes Verdes – árvores com mais de 1,5 metros de perímetro de tronco medidos a 1,3 metros do solo, que suportam inúmeros habitats de espécies ameaçadas e são vitais na mitigação dos efeitos das alterações climáticas, sequestrando grandes quantidades de carbono.
Só em Lousada, município onde o projeto começou, “é estimada a perda de 2% destas árvores anualmente, principalmente por ações que valorizam mais estas árvores quando são cortadas, como a urbanização, intensificação agrícola ou a extração de recursos florestais”, refere a associação em comunicado.
A iniciativa será agora lançada na Região do Vale do Sousa (com a ajuda da Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa – ADERSOUSA), nas Serras do Porto e em municípios pioneiros no distrito da Guarda. Ao todo, abrangerá os concelhos de Penafiel, Paredes, Valongo, Gondomar, Lousada, Felgueiras e Paços de Ferreira, Seia, Manteigas, Fornos de Algodres e Sabugal.
“Embora regiões muito distintas, estas enfrentam desafios sociais e económicos diferentes que impactam a gestão do território e da biodiversidade florestal”, explica a Associação VERDE.
O Programa EDP Energia Solidária, lançado pela Fundação EDP, destina-se a projetos sociais com impacto na transição energética justa e na proteção do património natural. Com o seu apoio, num valor a rondar os 100.000€, a Associação VERDE conseguirá expandir a sua atuação, capacitando Embaixadores de Gigantes Verdes: jovens, técnicos municipais e naturalistas, para mapear e caracterizar Gigantes Verdes e dinamizar ações de valorização do património natural.
Segundo a nota de imprensa, o objetivo passa por capacitar pelo menos 100 embaixadores, dinamizar três caminhadas abertas ao público em cada concelho e assim mapear cerca de 7500 Gigantes Verdes ao longo de 12 meses. A longo prazo, a associação espera alargar o projeto ao resto do território nacional, mostrando-se recetiva a propostas de colaboração para expansão.
“É um grande passo para a valorização e consequente conservação das árvores de grande porte em Portugal,” afirmou João Gonçalo Soutinho, Presidente da Associação VERDE. “O Projeto Gigantes Verdes começou comigo a caminhar todo o concelho de Lousada a pé para mapear árvores gigantes. Depois de compreender as pressões que estas enfrentam, fundámos a VERDE para implementar um conjunto de dinâmicas que funcionaram paralelamente com as ações que o município implementou”
E lembra: “Não há assim tantas iniciativas ou leis que permitam salvaguardar as árvores de grande porte ou a floresta nativa. Quanto maiores e mais antigas forem as árvores, maiores são os benefícios que nos oferecem em termos de ecossistema. Este apoio vai permitir expandir o nosso trabalho e envolver mais comunidades na preservação e gestão consciente das suas árvores, criando dinâmicas locais de empoderamento e valorização do património natural”.
Assim as comunidades locais serão capacitadas para valorizar o seu património natural e criar dinâmicas de valorização. Estas podem passar pela identificação de áreas prioritárias para a conservação, mas também pela criação de novas oportunidades de desenvolvimento social e económico em torno do património natural.
As pessoas interessadas em saber mais e participar no projeto Gigantes Verdes devem preencher o Formulário Embaixador de Gigantes Verdes. Esta é uma oportunidade para participar no mapeamento de árvores de grande porte, receber formação especializada e ter acesso ao mapa partilhado da Associação VERDE, onde é possível marcar as árvores no dia-a-dia.
Coca-Cola seems to have abandoned its 2030 target, in which it pledged to recycle less plastic and reduce emissions more slowly than previously promised. In
Five major oil and chemical companies that are part of the alliance – Shell, ExxonMobil, TotalEnergies, ChevronPhillips and Dow – produce more plastic in two
The question is posed by Kate Raworth in her book Donut Economics and the answer seems to be a resounding yes. Let’s find out more
Este artigo aborda uma ação que promove a proteção, restauração e uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gestão de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, secas e inundações, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade.
Esta publicação também está disponível em: Português (Portuguese (Portugal))
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.