Ecosia lança navegador semelhante ao Chrome
A empresa que desenvolve o motor de busca Ecosia lançou no Dia da Terra o navegador Ecosia Browser. É muito semelhante ao Chrome e tem versões
Fica a saber mais sobre este motor de busca especial. Aqui, a cada pesquisa, sabes quais são os resultados mais amigos do ambiente.
Vamos começar com as apresentações. É que apesar de contar já com 12 anos, é possível que muitos de vocês ainda não tenham ouvido falar deste projeto. A ECOSIA é um motor de busca como tantos que existem na internet. A diferença? Parte dos lucros são destinados à proteção do meio ambiente.
Tal como todos os outros motores de busca que conheces, a ECOSIA gera lucros através dos anúncios que publicita. Cada vez que clicas num anúncio, estás a contribuir para gerar dinheiro. A diferença para os outros motores de busca é que a ECOSIA utiliza esses lucros para apoiar projetos de ação climática.
Mais concretamente, depois de pagar os custos de operação inerentes ao funcionamento da ECOSIA, os lucros gerados são distribuídos por duas grandes áreas: 20% são destinados a “investimentos verdes” (como projetos de energia renovável, agricultura regenerativa e grassroots activism), os restantes e maioritários 80% são aplicados ao apoio de programas de plantação de árvores.
E queres saber o melhor? Pela sua política de transparência, todos os meses podes ter acesso a relatórios financeiros que te revelam a quantia angariada, quantas plantações de árvores foram financiadas e onde foi investido o restante montante.
Na página inicial do motor de busca podes também acompanhar a quantidade de árvores que já foram plantadas pela ECOSIA. Embora esteja em constante atualização, este número não reflete as plantações realizadas no momento atual, visto que só conta com as árvores que sobreviveram após 3 anos desde a sua plantação.
“Mas plantam árvores todos os dias?” A resposta é, naturalmente, não. A ECOSIA segue um processo de escolha bastante meticuloso, procurando garantir que as organizações sem fins lucrativos e os projetos que apoiam seguem critérios importantes, como, por exemplo, as árvores serem plantadas por pessoas locais que possam dar continuidade à conservação dessas plantações e que valorizem o benefício das mesmas para a sua comunidade, de forma a garantir o sucesso do projeto a longo prazo. Como a própria ECOSIA explica no seu site, “leva mais tempo, mas é isso que faz com que não seja greenwashing”.
Mas há mais. A aplicação ECOSIA não se preocupa em proteger apenas o ambiente. Ao mesmo tempo procuram proteger também a privacidade dos seus utilizadores, ao garantir que as pesquisas que fazem estão encriptadas, não armazenando a memória das mesmas. Isto não significa que deixas de ter anúncios, sendo que é exatamente daí que vem o lucro da aplicação, tal como em qualquer outro motor de busca. Significa apenas que na ECOSIA, como não guardam informações sobre a tua pegada tecnológica, os anúncios que recebes são menos personalizados.
Se tudo isto não fosse já suficiente para te tornares fã deste motor de busca, a ECOSIA tem mais um trunfo para te ajudar a seguir uma vida sustentável. Quando pesquisas por empresas ou marcas neste motor de busca, a ECOSIA ajuda-te a fazer escolhas mais verdes ao indicar-te, através de um ícone que aparece na página de pesquisa ao lado do site que queres consultar, quais as empresas que ajudam mais ou menos o ambiente. Se a empresa aparecer com o símbolo de uma folha verde, então estás a fazer uma ótima escolha, mas se aparecer o ícone de uma fábrica a deitar fumo, então a escolha não é a melhor para o ambiente.
Estás convencido? Explicamos-te o que tens de fazer: basta pesquisares ecosia.org e tornares este motor de busca na principal página de pesquisa do teu computador. Podes ainda instalar a aplicação no teu telemóvel, seja sistema iOS ou Android. A seguir, e se quiseres, é só passares a palavra de como é tão fácil, numa ação que fazemos diariamente e de forma gratuita, ajudarmos a diminuir a nossa pegada ecológica.
A empresa que desenvolve o motor de busca Ecosia lançou no Dia da Terra o navegador Ecosia Browser. É muito semelhante ao Chrome e tem versões
A Google anunciou novas funcionalidades para ajudar os utilizadores a encontrar percursos mais sustentáveis no Google Maps. A Google anunciou novas funcionalidades para ajudar as pessoas a
Há cada vez mais sites preocupados em diminuir o seu impacto ambiental. Fomos saber como se faz esse processo e que outros hábitos devemos adotar
Este artigo aborda uma ação que promove a proteção, restauração e uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gestão de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, secas e inundações, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade.
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.