No El Corte Inglés, a roupa usada ganha uma nova vida
O El Corte Inglés e a To Be Green, spin-off da Universidade do Minho, uniram esforços para, numa parceria inédita, produzirem 300 novos artigos com
Desde 8 de abril que tanto a compra como a venda de roupa em segunda mão estão isentas de taxas no eBay, no Reino Unido.
A empresa de comércio online eBay deixou de cobrar quaisquer taxas pela compra e venda de vestuário em segunda mão no Reino Unido, num esforço para reduzir o desperdício, manter mais roupa fora dos aterros e impulsionar a economia circular.
A nova política de venda entrou em vigor no dia 8 de abril e aplica-se tanto a roupa usada como a artigos novos com etiqueta, anunciados antes ou depois de 8 de abril, mas exclui sapatilhas, malas, relógios e jóias.
“A venda gratuita de moda chegou na altura certa para uma nação que tem milhares de milhões de libras de roupa não desejada”, afirmou Kirsty Keoghan, Diretora Geral de Moda Global do eBay, em comunicado.
Segundo uma investigação recente, 70% da população britânica usa 50% ou menos do seu guarda-roupa no dia a dia. Apesar de 92% dos cidadãos afirmarem ter mais de uma peça de roupa que não usaram nos últimos 12 meses, apenas 25% da população vende as suas peças de roupa não desejadas, o que faz com que o consumidor médio esteja a guardar mais de 400 libras de roupa que não usa. A medida tem como objetivo desbloquear um valor estimado em 16,3 mil milhões de libras de roupa não usada que se encontra no fundo dos armários do Reino Unido.
Anteriormente, os vendedores particulares do eBay estavam sujeitos a uma taxa de base de 13,22% mais 30p sobre todos os artigos. Agora, estão isentos de pagar taxas de transação (taxa de valor final e taxa de funcionamento regulamentar) quando os artigos são vendidos.
Com a nova alteração, a plataforma conta incentivar mais pessoas a comprar e vender vestuário em segunda mão, proporcionando uma forma mais inteligente e variada de fazer compras, tanto para os seus bolsos como para o planeta.
Através da venda de moda usada, o eBay estima ter evitado que mais de 1,6 milhões de kg de resíduos fossem enviados para aterros sanitários em 2023 — o equivalente ao peso de mais de 4 milhões de camisas.
Segundo os analistas, a eliminação das taxas foi também motivada pelo desejo de competir com aplicações populares de roupa em segunda mão, como a Vinted e a Depop.
“É uma altura empolgante para a moda, com o movimento dos bens em segunda mão a continuar a ganhar força à medida que os consumidores procuram cada vez mais poupar dinheiro e tomar melhores decisões para o planeta (…). Ao dar aos consumidores ainda mais poder e escolha, estamos a garantir que o eBay continuará a ser o principal destino para vender e comprar vestuário. Os nossos números também mostram que os clientes que vendem no eBay compram duas vezes mais do que aqueles que apenas utilizam o eBay para comprar”, explicou Sholto Mee, Diretor Comercial da eBay UK.
A cada minuto, são vendidos cinco vestidos, dois pares de calças de ganga e oito tops em segunda mão no eBay no Reino Unido.
O El Corte Inglés e a To Be Green, spin-off da Universidade do Minho, uniram esforços para, numa parceria inédita, produzirem 300 novos artigos com
Na Califórnia, os produtores de vestuário e de artigos de tecido terão de assumir a responsabilidade por todo o ciclo de vida dos seus artigos,
Apesar de a reciclagem mecânica ser o método mais utilizado, esta não consegue lidar com têxteis multifibra. A nova abordagem promete reciclar eficazmente estes resíduos,
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.