
Jovens criadores vão a concurso transformar peças de roupa usadas em criações originais
Os alunos da Lisbon School of Design vão transformar peças doadas pelos funcionários do Banco Credibom em novas criações originais. Pode uma peça de roupa
O debate sobre ação climática tem sido invadido nos últimos tempos pelo termo “Offsetting de Carbono”. A Peggada explica-te o que é isto de criar um mercado para trocar carbono e porque é que esta tem sido uma medida tão debatida nas últimas negociações climáticas.
O que é o Offsetting de Carbono?
Tal como o termo indica, o Offsetting de Carbono é uma estratégia de compensação. Esta estratégia pressupõe a criação de um mercado de troca de carbono segundo a qual uma entidade pode continuar a emitir os mesmos valores de carbono se compensar essas emissões num qualquer outro local do mundo. Ou seja, e em termos práticos, é como se pudesse continuar a andar de avião 5 vezes ao ano se mandar plantar 10 árvores. Esta tem sido uma estratégia usualmente apresentada como medida de mitigação para as alterações climáticas mas que tem o seu quê de controverso.
Para que serve?
Um sistema de compensações carbono pode ainda ser interpretado como uma estratégia de transição. É sabido que todas as indústrias terão de começar a pensar numa estratégia para atingir a neutralidade carbónica a tempo de evitar um desastre climático. Contudo, certas indústrias como a do cimento ou da aviação são mais intensivas nas suas emissões do que outras, existindo pouca margem de manobra para que possam prosperar sem exercerem uma grande pressão sobre o planeta. Numa tentativa de concretizar uma transição socialmente justa, que não negligencie os direitos dos trabalhadores ligados a tais indústrias, esta estratégia pode ser utilizada para amenizar o impacto que uma mudança mais radical. Em suma, enquanto encontram soluções (tecnológicas e não só) para o impacto que têm, estas entidades poderão ao menos neutralizar as suas emissões, contribuindo para a redução de emissões numa outra área.
O que pode significar?
Não se trata de uma estratégia consensual no mundo da ação climática. Enquanto organizações como a WWF falam desta estratégia como um último recurso prático e útil, a Greenpeace apresenta-se muito mais crítica em relação à mesma, pintando-a como uma “licença para poluir”. Isto porque uma compensação não significa obrigatoriamente uma redução, sendo que muitos crêem que esta estratégia ignora precisamente isso, e que é então até certa medida uma falsa solução, ou seja, mais um momento de greenwashing. No fundo, e recuperando o exemplo anterior, não é por plantar 10 árvores que deixei de emitir o equivalente a 5 voos.
Entidades como a Greenpeace sugerem esta estratégia pode representar apenas um reforço do status quo incapaz de fazer face à raíz do problema.
Permissão para poluir?
A criação de um mercado de trocas de carbono tem potencial, para o sucesso e para o desastre. Se for mal utilizada, esta estratégia pode significar mais uma permissão para continuar a poluir ou pode até passar a mensagem de que qualquer quantia de dinheiro é capaz de corrigir emissões de carbono excessivas. Por outro lado, esta pode ainda ser uma medida de transição essencial capaz de agilizar a criação de um paradigma em que empresas, governos e indivíduos se vêm obrigados a pensar em formas de compensar as suas emissões.
Esta será uma medida capaz de agilizar a descarbonização a nível global apenas se for entendida em simultâneo como uma obrigação para parar de poluir. Se todos passarmos a andar mais de avião porque podemos plantar árvores do outro lado do planeta para compensar então a estratégia perdeu o seu efeito catalisador de uma transição climática já que o problema não foi resolvido na origem.
Os alunos da Lisbon School of Design vão transformar peças doadas pelos funcionários do Banco Credibom em novas criações originais. Pode uma peça de roupa
Nova solução da EDP permite reduzir até 25% o consumo de energia da rede e é pensada para edifícios com boa exposição solar. A EDP
Este minerais, como o cobalto e níquel, são usados para fabricar, por exemplo, as baterias de carros eléctricos. Entrou em vigor esta terça-feira, dia 1
Este artigo aborda uma ação que promove a adoção de medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos. O ODS 13 também pretende melhorar a educação sobre mitigação das mudanças climáticas e redução de impacto.
Esta publicação também está disponível em:
English (Inglês)