Depois do sucesso da sua última edição, com mais de 20 mil visitantes em dois dias, a Cidade do Zero está de volta. A realizar-se no fim-de-semana de 14 e 15 de setembro no Instituto Superior de Agronomia (ISA), da Universidade de Lisboa, o evento vai ocupar o interior e o exterior do Pavilhão de Exposições, aproveitando a envolvente natural dos 100 hectares do ISA.
Com o objetivo de passar informação sobre sustentabilidade de uma forma lúdica e cativante, a Cidade do Zero está de volta e vai reunir, uma vez mais, um mercado, workshops, palestras, debates, oficinas e showcookings, que abordam este tema nas suas várias vertentes, com a participação de especialistas de diversas áreas da ciência e profissionais de várias áreas de atuação. O evento é de entrada gratuita, pensado para famílias e até os animais de companhia são bem-vindos.
O evento acontece nos dias 14 e 15 de setembro no Instituto Superior de Agronomia, da Universidade de Lisboa.
A programação da Cidade do Zero 2024 está ainda a ser trabalhada, mas promete mais momentos interativos e para todas as idades. Sobre as diversas áreas do evento, de relembrar que na edição passada a zona de mercado incluiu uma zona de consumo, com marcas mais sustentáveis, um mercado de trocas (de livros, plantas e roupa), de vendas em segunda mão e várias oficinas de reparação (de calçado, roupa, pequenos eletrodomésticos e bicicletas). Estiveram presentes mais de 130 bancas, com marcas das áreas da moda (incluindo roupa, calçado, e acessórios e swimwear); da cosmética; para bebé e criança; especializadas em soluções de energias renováveis; de mobiliário e decoração; de jardim; de limpeza; e de comida e bebidas.
A participação em todas as atividades da Cidade do Zero é gratuita, mas é necessário fazer uma inscrição. A programação completa de palestras, debates, workshops e showcookings, será anunciada em breve no site do evento, onde é possível (e aconselhável) fazer uma inscrição, deixando o e-mail para receber todas as informações.
A Cidade do Zero conta com a organização de Catarina Barreiros, criadora de conteúdos sobre sustentabilidade e fundadora do projeto Do Zero, e de João Barreiros, parceiro no Do Zero e na organização desta que é, muito provavelmente, a “cidade” mais sustentável e inclusiva do país.
Marta Cerqueira é minhota e vegetariana. A sorte é que vive em Lisboa, onde há mais tofu do que sarrabulho. É jornalista há mais de 15 anos, os últimos dos quais a escrever sobre comida e sustentabilidade. Agora, já fora das redações, continua a escrever sempre que pode, seja em revistas, diários, post its, ou na sua página de Instagram, que usa para partilhar uma vida que se divide entre ser mãe-pessoa-foodie-viajante. Ainda assim, criou a Peggada para poder escrever sobre o que não cabe numa revista, num diário, num post it ou no Instagram: um mundo melhor.
Artigos relacionados
Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 🍃
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)