Uma equipa de investigadores da Universidade de Birmingham concluiu que a integração sistemática da resiliência climática em todos os aspetos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é a única forma de assegurar o futuro do planeta.
As alterações climáticas são a maior ameaça ao ambiente global e ao desenvolvimento socioeconómico e exigem uma revisão e transformação urgente dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, de acordo com um novo estudo.
Na sequência da COP29, peritos da Universidade de Birmingham afirmam que, uma vez que a ação climática está ligada ao desenvolvimento sustentável, a integração sistemática da resiliência climática em todas as metas e indicadores dos ODS é a única forma de garantir o futuro do nosso planeta.
“Integrar a ação climática em cada ODS asseguraria que a resiliência climática é uma componente essencial do desenvolvimento sustentável. Se não conseguirmos resolver as tensões entre os ODS e a ação climática, será impossível garantir o futuro do nosso planeta e das suas populações”, destaca Dr. Ajit Singh, investigador sénior da Universidade de Birmingham e autor principal do estudo, num comunicado da Universidade de Birmingham.
No estudo publicado na revista Nature, a equipa interdisciplinar – composta por investigadores das cinco faculdades que constituem a Universidade – apresenta um plano de cinco pontos para transformar os ODS, que inclui as seguintes recomendações:
- Alinhar os objetivos climáticos do Acordo de Paris com os ODS para criar uma via unificada para o desenvolvimento sustentável;
- Definir metas claras de curto prazo juntamente com objetivos de longo prazo para fornecer uma abordagem estruturada para alcançar um desenvolvimento resiliente ao clima;
- Capacitar as comunidades locais para ajudar a desenvolver e implementar políticas centradas no clima;
- Estabelecer um sistema financeiro unificado para apoiar objetivos sustentáveis e resistentes ao clima, em especial nas regiões vulneráveis;
- Formar um painel internacional para permitir a coordenação e o intercâmbio de conhecimentos entre setores.
“As alterações climáticas são a ameaça contemporânea mais significativa para o ambiente, o bem-estar humano e os meios de subsistência. Têm impacto em cada um dos 17 ODS, nomeadamente através do aumento das temperaturas, da subida do nível do mar e de fenómenos meteorológicos extremos”, avisa um dos autores do estudo, Francis Pope, em comunicado.
Devido à ligação entre as alterações climáticas e os ODS, os autores do estudo apelam a um desenvolvimento económico resistente ao clima e à integração da educação climática nos currículos escolares para ajudar as comunidades a enfrentar os desafios climáticos.
Em comunicado, os investigadores sublinham ainda a “necessidade de práticas agrícolas sustentáveis, gestão da água e conservação dos oceanos para mitigar os impactos climáticos, com ferramentas e políticas resistentes ao clima que ajudem a garantir a segurança alimentar e a proteger os recursos naturais”.
Os ODS da ONU foram desenvolvidos através de consultas com países, instituições internacionais e sociedade civil para acabar com a pobreza, reforçar a proteção social, económica e sanitária e melhorar a educação e as oportunidades de emprego, ao mesmo tempo que combatem as alterações climáticas e protegem o ambiente. Os Estados membros da ONU acordaram e formularam coletivamente os objetivos globais, mas cada país é responsável por analisar e implementar os seus progressos.
Podia ter entrado em Meteorologia e Oceanografia, mas acabou por estudar Comunicação. E ainda bem, porque se não acertam nas previsões, não era ela que iria mudar isso. Começou por procurar ideias e projetos sustentáveis para a universidade e desde aí, nunca mais parou (quem é que para realmente?). Adora ver séries, mas vê poucas porque é uma pessoa difícil. Já para abraçar novos hábitos e desafios mais “verdes”, não precisa de muito para a convencer.
Artigos relacionados
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Este artigo aborda uma ação que promove a adoção de medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos. O ODS 13 também pretende melhorar a educação sobre mitigação das mudanças climáticas e redução de impacto.