Joana esteve fora do país muitos anos, para agora voltar cheia de vontade de fazer diferente na sua terra-natal. Abriu, em Caminha, a Casa Almeida, um restaurante arrojado para o que por ali se constuma servir, com propostas fora da caixa e onde tudo, mas mesmo tudo, é usado ao máximo.
Tem sempre opções vegetarianas, menus de pequeno-almoço para quem vem com muita fome ou para quem quer apenas começar o dia com o básico. Tem sumos naturais, mas também vinhos da região. Enfim, está visto que por lá saímos sempre bem servidos.
Opta por produtos da época, quase sempre de produtores locais. É com eles que pensa os pratos do dia, e é também com eles que inventa mais e mais formas de conserva — é uma especialista em fermentados e constuma dar workshops sobre o tema.
As parceiras com projetos que tenham a mesma linha de pensamento são comuns — é possível encomendar comida da Joana se ficares instalado na Quinta da Quinhas, por exemplo.
🌱🌱🌱
Critérios de Sustentabilidade reportados ⬇️
✅Possui iluminação LED
✅Fazem reciclagem
✅Fazem compostagem
✅Utilizam mobiliário e utensílios sustentáveis e/ou reciclados (elementos presentes na decoração, no tipo de construção escolhida, nos móveis, etc..)
✅Têm acesso para pessoas com mobilidade reduzida
✅Oferecem água da torneira
✅A impressão de recibo/fatura é opcional
✅Todos os funcionários têm contrato de trabalho
✅Trabalham de forma a não ter sobras
✅Usam loiça e utensílios (talheres) de produção portuguesa
✅As palhinhas são de inox, bambu ou material perecível (ex. massa) e apenas oferecidas a pedido do cliente.
✅As embalagens de take away são feitas de material biodegradável
✅No take-away, não enviam artigos não solicitados (por exemplo, guardanapos, pauzinhos, molhos)
✅Aproveitam ao máximo os ingredientes, incluindo os animais (cascas, ramas, espinhas, peles, ossos para fazer caldos ou novos pratos)
✅Mais de 50% dos produtos são nacionais
✅Trabalham com produtores locais e quando esses produtos não existem localmente procuram fair trade (por exemplo: café, chocolate, chá, etc.)
✅Semanalmente, utilizam técnicas tradicionais de cozinha, como fermentar e defumar
✅O acondicionamento e preservação dos alimentos são feitos com recurso a utensílios reutilizáveis (ex. Tupperwares, frascos, etc)
✅O menu altera-se, pelo menos, a cada estação do ano e é elaborado com produtos da época
✅Há pelo menos 3 opções vegetarianas/vegan de prato principal (opções equilibradas – não vale salada mista, por exemplo.)
✅Há, pelo menos, 2 opções vegetarianas/vegan nas entradas
Vai até ao fim da página para saber mais sobre este negócio. Vai valer a pena!
Este projeto contribui ativamente para a diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização. Este ODS visa também reduzir o desperdício global de alimentos na produção e consumidor.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui