Clientes do Santander já podem medir a pegada carbónica das suas compras
O objetivo desta funcionalidade é que os clientes do Santander conheçam, reduzam e compensem a sua pegada de carbono. O Banco Santander lançou uma nova
A calculadora lançada pela UEFA permite avaliar as emissões de carbono de áreas específicas do futebol, como viagens, bens adquiridos e instalações.
No dia 6 de março, a UEFA lançou a “Calculadora da Pegada de Carbono”, uma ferramenta que pretende ajudar as federações-membro, clubes e ligas de forma a reduzir o seu impacto ambiental e a tornarem-se motores ativos de mudança. A calculadora foi feita à medida das organizações de futebol e está disponível para todas as partes interessadas do futebol.
Baseado no Protocolo de Gases com Efeito de Estufa e numa metodologia validada por terceiros, este instrumento online inovador esteve dois anos a ser elaborado e testado, tendo envolvido duas dezenas de organizações de futebol, assim como consultores externos.
De acordo com um comunicado da UEFA, a calculadora “permite às organizações de futebol avaliar e compreender de forma abrangente as suas emissões de carbono, com foco em áreas específicas do futebol, como mobilidade, bens e serviços adquiridos, instalações e logística”.
Desta forma, a calculadora quer apoiar todos os esforços de gestão e redução das emissões de carbono de uma forma simplificada e rentável.
“A Calculadora da Pegada de Carbono da UEFA concretiza a nossa ambição de mostrar que o futebol pode ser parte da solução no esforço global para reduzir as emissões de carbono. Ao fornecer ferramentas e orientações às partes interessadas, estamos a facilitar a ação coletiva rumo a um futuro mais sustentável para o nosso desporto e para o planeta. Juntos, podemos demonstrar aos governos, investidores, adeptos e parceiros comerciais que o futebol está empenhado em enfrentar as alterações climáticas de uma forma unificada e estratégica”, referiu a Vice-Presidente da UEFA, Laura McAllister, em comunicado.
Além da calculadora, o organismo responsável por gerir o futebol na Europa desenvolveu também um guia do utilizador, vídeos tutoriais e um documento metodológico completo para apoiar os utilizadores em todas as etapas da sua jornada sustentável. “Ao oferecer estes recursos, a UEFA procura promover a transparência, consistência e capacidade de comparação nos relatórios de carbono em todo o ecossistema do futebol”, lê-se no comunicado.
A UEFA incorporou a defesa climática na sua Estratégia de Sustentabilidade do Futebol 2030, com a campanha “Força através da Unidade”, e é signatária da campanha das Nações Unidas “Race to Zero”, que apela a uma redução de 50% das emissões de carbono até 2030 e a uma redução líquida zero até 2040.
De acordo com a UEFA, o campeonato Euro 2024, que se realizará na Alemanha, estabelecerá um novo padrão em matéria de sustentabilidade. O torneio contará com calendários de jogos adaptados para minimizar as deslocações das equipas e oferecerá transporte gratuito para os portadores de bilhetes nas cidades anfitriãs.
O objetivo desta funcionalidade é que os clientes do Santander conheçam, reduzam e compensem a sua pegada de carbono. O Banco Santander lançou uma nova
A Google Flights já permite que pesquises a viagem dos teus sonhos: a que junta um sítio incrível e um voo mais sustentável. Começa já
Escolhe uma de 16 etapas da plataforma criada no âmbito do Pacto Ecológico Europeu e contribuí para a redução da polução de carbono com mínimo
Este artigo aborda uma ação que promove a adoção de medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos. O ODS 13 também pretende melhorar a educação sobre mitigação das mudanças climáticas e redução de impacto.
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.