Temos cada vez mais praias seguras para visitar. A Peggada deixa-te algumas sugestões para os dias mais quentes.
O verão está quase aí e este ano podes contar com 393 praias portuguesas distinguidas com Bandeira Azul, mais 21 do que no ano passado. As praias que ostentam este símbolo de qualidade balnear obedecem a um conjunto rigoroso de critérios, divididos em Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água, Segurança e Serviços e Gestão Ambiental e Equipamentos, que garantem as melhores condições ao nível da segurança, sustentabilidade, acessibilidade e bem-estar.
Entre tantas praias fluviais e costeiras, o difícil é escolher. Este ano, sugerimos dares um salto (e um mergulho ou dois) nas sete praias distinguidas pela primeira vez com este galardão.
Praia Fluvial da Ponte do Bico, Braga
Esta zona balnear no rio Cávado oferece um vasto areal e uma zona de relvado, além de um bar e um parque de merendas com grelhadores cobertos que proporcionam o convívio entre familiares e amigos. A praia fluvial possui ainda um espaço para estacionar bicicletas. Poderás visitá-la entre 10 de junho e 11 de setembro de 2022.
Praia Fluvial do Faial, Vila Verde
A praia do Faial é um espaço de lazer amplo e calmo, com bancos e mesas de piquenique, que convida não só a banhos, mas também à prática de canoagem e stand up paddle. A época balnear abre a 15 de junho e termina a 15 de setembro.
Praia do Aquário, Porto
Ideal para um dia de praia em família, a praia do Aquário oferece dois parques infantis, bons acessos, parque de estacionamento e de bicicletas e uma paisagem invulgarmente especial. A partir de 9 de junho e até 11 de setembro, poderás descobrir esta praia portuense.
Praia Fluvial da Ronqueira, Tábua
Situada nas margens do rio Alva, a praia fluvial da Ronqueira insere-se no Turismo Acessível, não esquecendo as pessoas com mobilidade física condicionada (dispõe de bengalas, andarilhos e percursos pedonais acessíveis em cadeira de rodas) e pessoas com insuficiência visual e/ou auditiva (sinalética em braille e área para estadia de cães-guia, por exemplo). Com paisagens rurais e florestais, esta praia inclusiva tem um parque de merendas (com churrasqueira) nas proximidades e estará aberta a banhos a partir de 13 de junho, até ao dia 11 de setembro.
Praia Velha, Marinha Grande
Na Praia Velha, em São Pedro de Moel, podes fazer passeios a pé pelos passadiços de madeira, que se estendem num extenso areal com cerca de 1km, e de bicicleta pela ciclovia paralela à estrada. De 10 de junho a 11 de setembro, desfruta de um pôr do sol nesta praia dourada rodeada de verde pelos seus pinheiros envolventes.
Praia Fluvial de Azenhas D’el Rei, Alandroal
Apesar de ter inauguração agendada para junho (algures entre os dias 1 e 15), a praia de Azenhas d’El Rei já foi galardoada com Bandeira Azul. Com direito a bar, restaurante, zonas de lazer, parque de merendas e um espaço para caravanas, esta nova praia fluvial poderá ser visitada até ao dia 30 de setembro.
Praia Fluvial de Alqueva, Portel
Com vista privilegiada para a barragem do Alqueva, esta praia fluvial conta com um areal e uma zona relvada com toldos e colmos. Dotado de um vasto espaço de lazer, bar e restaurante com vista sobre o lago, este local é perfeito para descansar e praticar diversas atividades dinâmicas entre os dias 10 de junho e 18 de setembro.
Aproveita os dias quentes de verão para conhecer (e proteger) estes locais do litoral ao interior do país – não te esqueças de guardar o lixo e colocá-lo nos respetivos ecopontos presentes nas praias com Bandeira Azul.
Podia ter entrado em Meteorologia e Oceanografia, mas acabou por estudar Comunicação. E ainda bem, porque se não acertam nas previsões, não era ela que iria mudar isso. Começou por procurar ideias e projetos sustentáveis para a universidade e desde aí, nunca mais parou (quem é que para realmente?). Adora ver séries, mas vê poucas porque é uma pessoa difícil. Já para abraçar novos hábitos e desafios mais “verdes”, não precisa de muito para a convencer.
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)