Do saco de pano que deves levar quando vais ao supermercado ao sabonete do banho, deixamos cinco ideias que fazem a diferença.
O plástico está tão presente no dia a dia que quase daria para fazer um jogo de quem é que consegue dizer mais rápido o maior número de objetos que contêm este material.
Rita Tapadinhas (também conhecida como Plant a Choice no Instagram) não fez uma competição, mas não poupou em exemplos de objetos, até inesperados, que podem ter plástico. São exemplos as pastilhas elásticas, as saquetas do chá e ainda os copos de cartão.
Pois é. Mesmo o que parece sustentável, como os copos de cartão que muitas vezes nos vendem como mais amigos do ambiente, podem não o ser, uma vez que podem conter plástico escondido noa sua composição.
O flagelo do plástico é ainda mais notável após a divulgação de um novo relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) que indica que a produção anual e o volume de resíduos de plástico duplicou num período de 19 anos.
Um dos culpados desse aumento foi a pandemia, uma vez que foi necessário usar mais plástico para produzir equipamentos médicos e de proteção individual e também porque, uma vez forçados a ficar em casa, o take away serviu-nos muitas vezes para quebrar a rotina, assim como apoiar os restaurantes (neste caso usado por uma boa causa).
Problema é que este plástico não é reciclável, assim como plásticos recicláveis que vão para reciclagem química, uma recente técnica no mercado.
Segundo a Organização Não-Governamental (ONG) Conselho Americano de Defesa dos Recursos Naturais (NRDC), a reciclagem química do plástico é uma “falsa solução”, cita o “Jornal de Negócios“.
Qual é então a solução? Reduzir a produção. “O mundo está a afogar-se em plástico e devemos fechar a torneira”, refere a ONG.
Esse passo depende das empresas, mas também do teu papel enquanto consumidor. Por isso mesmo, propomos algumas trocas inteligentes, práticas e fáceis para que marques a diferença.
1. Troca o saco de plástico do supermercado pelo de pano
2. Adere ao granel e evita as embalagens do supermercado
3. Usa noz de saponária em vez de detergente da roupa
Encontras na Mind the Trash, na Maria Granel, na Mirística, Pegada Verde e noutras lojas ecológicas.
4. Usa guardanapo pano em vez de papel
Existem inúmeros, mas sugerimos os guardanapos de algodão reciclado da loja DoZero.
5. Troca o sabonete líquido do banho por sabonete sólido
A principal vantagem: a variedade e a possibilidade de comprar sem plásticos ou outros materiais envolvidos. Um dos casos é na Viv’a Granel, em Vale de Cambra e online.
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)