Dicas, receitas, posts informativos e tudo por um mundo melhor: selecionámos alguns nomes que te podem ajudar nesta caminhada.
Escolher apenas alguns nomes que são relevantes no mundo da sustentabilidade não foi tarefa fácil. É que cada um, até o teu, conta para as “peggadas” que criam impacto. Mas conseguimos escolher cinco que realmente se destacam.
Um desses casos é Bea Johnson, o nome por detrás do movimento Desperdício zero e dos famosos cinco Rs, que há vários anos continua a inspirar pessoas para fazerem, tal como ela, mais e melhor.
Como ela há outros nomes e vozes que poderíamos nomear pelo facto de continuamente espalharem uma mensagem: a italiana em Portugal Anna Masiello, que mostrou a realidade do desperdício alimentar em Portugal e criou uma marca que transforma guarda chuvas em casacos impermeáveis; Joana Guerra Tadeu, portuguesa ativista pela justiça social e climática e não fundamentalista; Janine Oliveira, que mostra que é possível fazer uma boa cabidela e outras receitas portuguesas vegan; e o The Trash Traveler que anda pelo mundo, incluindo Portugal, a recolher todas as beatas que não deviam andar por ai.
Podes seguir estes também, mas vamos falar de outros cinco nomes que tens de conhecer.
Bea Johnson
Livrou-se de tudo o que é lixo em 2008 e tentou que mais pessoas o fizessem através do movimento Zero Waste, ou seja, desperdício zero. Começou por experimentar em casa para perceber o melhor método e depois ensinou-o ao mundo através das redes sociais, de palestras e de um livro.
A regra principal de Bea Johnson é seguir os cinco Rs: refuse (recusar), reduce (reduzir), reuse (reutilizar), recicle (reciclar) e rot (decompor). Nós acrescentaríamos um outro, o repeat (repetir), para que nunca percas a motivação da também chamada guru do “Desperdício Zero em Casa”.
Ana Milhazes
Não podemos falar de Bea Johnson e seguir com mais nomes sem antes falar de Ana Milhazes. É a versão portuguesa da norte-americana no sentido em que é a fundadora do movimento desperdício zero em Portugal e também tem um livro que ajuda a espalhar a mensagem: “Vida Lixo Zero”.
Nas redes sociais partilha dicas relacionadas com sustentabilidade do planeta e do bem estar — que devem estar sempre em equilíbrio.
Catarina F. P. Barreiros
Sejam bem vindo ao Instagram de Catarina F. P. Barreiros que, ainda antes da seca extrema atingir várias zonas do País ou de se falar nos consumos mínimos exigidos em Paços de Ferreira, já alertava para o dever de pouparmos água com um simples gesto: colocar um recipiente na banheira para guardar a água fria que sai inicialmente no banho.
Das dicas e posts esclarecedores, Catarina passou para uma loja, a Do Zero, para que quem está efetivamente a começar tenha tudo à mão para uma vida mais sustentável e para quem anda nisto há mais tempo possa comprar online, por exemplo, os detergentes a granel sem ter de sair de casa.
Made by Choices
A Vânia Ribeiro não sabe, mas já nos salvou o jantar muitas vezes e converteu alguns dos nossos amigos mais céticos sobre o vegetarianismo e que não tinham ideia de quão igualmente reconfortante pode ser uma canja sem galinha.
Vânia é a autora do blogue “Made by Choices” e responsável por uma mensagem: a alimentação vegetariana pode ser simples, barata, deliciosa e com um aspeto que nos faz parar o scroll no Instagram por uns segundos para clicar no “guardar”.
Rita Tapadinhas
Também conhecida como “Plant a Choice“, Rita Tapadinhas é uma jovem licenciada em Gestão e ao mesmo tempo interessada por sustentabilidade — tema para o qual canaliza a gestão do melhor proveito dos recursos do ambiente.
Na página de Instagram vais encontrar dicas como 50 formas de poupar água, o que fazer com polpa de limão ou uma explicação sobre o verdadeiro impacto de fechar a torneira ao lavar os dentes, por exemplo.
A Rita planta a escolha, tu só tens de colher a semente.
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)