No mapa de projetos sustentáveis da Peggada, Coimbra já vinha a acumular vários pontinhos. Achamos, por isso, que já merecia destaque no nosso site, para que todos possam conhecer o que de bom está a ser feito naquela cidade.
Fica a conhecer melhor cinco negócios de Coimbra pensados para um consumo mais responsável:
Esta é uma mercearia a granel de produtos biológicos. Tem nutrição no nome, porque nesta loja tudo é pensado para uma alimentação mais saudável e Ana Patrícia Pinto, além de dona da loja, é também nutricionista. Conta, por isso, com uma compra consciente e acompanhada.
A Nutrição a Granel é também palco de workshops e aulas que vão desde a alimentação ao yoga ou à dança, até porque Ana Patrícia acredita que a saúde vem de um todo.
Têm também uma loja online.
Morada: Rua Armando de Sousa 16, 3030-403 Coimbra
Horário: 10h -20h. Sábado 10h – 13h. Fecha ao domingo
2. Jacarandá
A Jacarandá nasceu em plena pandemia para oferecer peças femininas originais de edição limitada, combinando elegância e sustentabilidade. O catálogo da marca inclui camisolas, casacos, jardineiras, saias, calças, vestidos, tops e blusas.
O seu processo de produção é sustentável e transparente: grande parte dos tecidos são portugueses (em dead stock ou reciclados) e todas as peças são produzidas em Portugal.
Atelier situado em Coimbra (por marcação) e as peças podem ser encontradas em Coimbra, Lisboa e Torres Vedras.
Morada: Rua João Machado, Nº 100 – Lote 3, 6º – 601, 3000 – 226 Coimbra
Horário: por marcação
3. BioEscolha
Abriu em 2011 com o objetivo de tornar alimentos biológicos acessíveis a todos. A Bio Escolha é uma loja onde encontras produtos frescos, biológicos e são também um ponto de distribuição para outros negócios.
Além disso, servem diariamente pratos e sobremesas vegetarianas e feitas, claro, com produtos biológicos.
Morada: Rua Bernardo Albuquerque, Nº 15B a 17 3000-072
Horário: 9h – 20h. Fecha ao domingo
4. Zero Waste Nelly
Loja de roupa em segunda mão na Baixa de Coimbra, mas que vai além da simples venda de peças já usadas.
Dentro da loja têm um atelier de costura, onde fazem arranjos, criaram a sua própria marca de roupa feita a partir de tecidos que são excedentes de fábricas ou lojas de tecido e têm ainda uma parte dedicada aos bordados e pinturas de roupa.
Morada: Rua Simões de Castro, 171, 3000-388 Coimbra
Horário: 9h – 18h. Fecha sábado e domingo
5. Green2you
Na mercearia Green2you e na loja online podes encontrar detergentes a granel, cosmética natural, produtos de higiene pessoal e, desde 2022, também produtos a granel. Têm mais de 20 referência de detergentes a granel e ecológicos.
Tanto na loja online como na física utilizam, sempre que possível, embalagens reutilizadas. Na mercearia apelam a que os clientes levem as próprias embalagens e todos os meses contabilizam as que foram reutilizadas, dando a conhecer os números reais desta missão.
Morada: Rua dos Combatentes da Grande Guerra n67 Loja 2, 3030-181 Coimbra
Horário: 10-13h e 14h30-19h30. Sábado 10h-13h. Fecha ao domingo.
Marta Cerqueira é minhota e vegetariana. A sorte é que vive em Lisboa, onde há mais tofu do que sarrabulho. É jornalista há mais de 15 anos, os últimos dos quais a escrever sobre comida e sustentabilidade. Agora, já fora das redações, continua a escrever sempre que pode, seja em revistas, diários, post its, ou na sua página de Instagram, que usa para partilhar uma vida que se divide entre ser mãe-pessoa-foodie-viajante. Ainda assim, criou a Peggada para poder escrever sobre o que não cabe numa revista, num diário, num post it ou no Instagram: um mundo melhor.
Artigos relacionados
Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 🍃
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)