O Web Summit grita tecnologia, startups e empreendedorismo. Mas também há vozes de sustentabilidade a falar bem alto. Fica a saber quais os eventos mais verdes que não vais querer perder.
Se vais estar presente no Web Summit e te interessas por sustentabilidade, este artigo é para ti. A Peggada vai andar por lá (procura-nos e diz-nos um olá!), mas também vai querer estar na primeira fila de todas as palestras, conversas e pitches que metam a sustentabilidade ao barulho.
Fizemos a nossa lista do que não queremos perder e partilhamos agora contigo.
Dia 2 de novembro:
11h. Masterclass “Mobility as a service (MaaS)”: Sustainable mobility for individuals and businesses: Masterclass sobre o conceito de Mobilidade como um Serviço (Mobility as a Service- MaaS), uma tendência recente que vai mudar a forma como nos deslocamos.
12h55. AI is answering the call of sustainability: uma talk que funciona por convite e que pretende debater de que forma a inteligência artificial pode ajudar o avanço da sustentabilidade.
14h20. “Progressing sustainable development in 2022 and onwards”: uma conversa com o ator e embaixador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Nikolaj Coster-Waldau
15h25. “Unleashing true sustainability at scale”: talk que pretende debater a forma como o caminho para a sustentabilidade tem sido acelerado por abordagens revolucionárias à tecnologia.
15h25. “Stop just complying, start differentiating: Harnessing the power of brand and creativity in sustainability”: talk que pretende analisar de que forma as marcas e empresas se podem destacar neste caminho para a sustentabilidade.
Dia 3 de novembro:
10h.“Driving sustainability and efficiency in the water industry through digitalisation”: masteclass da Siemens sobre eficiência no uso da água.
10h. “How to get sustainability right”: conferência sobre o papel e o impacto das marcas na sustentabilidade.
15h58. “Empowering an electric vehicle future”: conversa sobre de que forma podemos massificar a compra de veículos elétricos.
16h20. “Scaling climate solutions for everyone”: talk com o co-fundador e CEO da BlocPower, Donnel Baird, que oferece sistemas inteligentes de aquecimento, arrefecimento e água quente a proprietários de edifícios.
4 de novembro
10h20. “The Moonshot Challenge: Sustainable space for a sustainable earth”: entrega de um prémio que vem salientar a importância da ineligência artificial usada no espaço para o bem estar do planeta.
11h. “Sustainable Apparel Coalition—the world’s largest apparel & textile trade organization”: nesta sessão, o perito em sustentabilidade Rick Ridgeway mostrará como a Sustainable Clothing Coalition pretende pôr alguma ordem na indústria do fast fashion.
11h17. “Climate change: The pivotal role of moonshots”: Nesta sessão, Tatsiana Zaretskaya da Laava Tech fala sobre a forma como as empresas fazem o balanço entre a ambição e a necessidade de proteger o ambiente, e de que forma cada um de nós pode contribuir para esse processo.
14h10. “Using carbon capture to save the world”. Nesta sessão, podes conhecer um grupo especial de adolescentes que querem salvar o planeta através da tecnologia de captura de carbono. Anupra Chandran, Taira Mehta e Riya Mehta são da Knowledge Society – a próxima geração de inovadores, cientistas e empresários.
15h20. “How a plant-based diet can fight climate change”: Talk com o criador da empresa Impossible Foods, Pat Brown, sobre a inevitável transformação do nosso sistema alimentar, e a forma como a carne vegetal pode ser uma forma poderosa de travar as alterações climáticas.
16h. “Borderless, sustainable and democratic: Exploring the future of content”: nesta sessão, Simon Green, CEO e fundador do estúdio de conteúdos Green Rock, conversa com o ator Walter Murch (The Godfather, Apocalypse Now) e Pippa Hogg, head of studio da Universidade de Ravensbourne, para discutir o futuro da criatividade colaborativa num mundo sem fronteiras. Como podem as formas totalmente remotas de trabalhar democratizar a criação de conteúdos? Estaremos finalmente a avançar para uma indústria mais sustentável?
Além de todas estas talks e masterclasses, o próprio evento quer ser o mais sustentável possível. Evita-se ao máximo o uso de plástico descartável e as refeições que não forem consumidas vão ser distribuídas por quem mais precisa.
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)