Esta coleção é 100% upcycling de materiais certificados e ecológicos com variantes em tons de azul, verde e cru.
“Não podemos ficar à espera que chova”. É este o mote da nova campanha da Vintage for a Cause, um projeto que já nos habituou a ver a roupa como uma arma. A Vintage For a Cause é um projeto de Upcycling e de Inclusão Social, que desenha e produz edições limitadas de peças exclusivas através de métodos e materiais responsáveis. Utilizam tecidos de desperdício morto dando-lhes uma nova via, em colaboração com diferentes designers de moda e com propósito de inclusão social.
A campanha de lançamento da cápsula ESSENTIALS 1.1. pretende sensibilizar para a importância de mudança nos nossos hábitos de consumo de água
Aproveitando a primavera, a Vintage for a Cause apresenta uma mini drop de peças confortáveis, 100% upcycling de materiais certificados e ecológicos da TintexTextiles, com variantes em tons de azul, verde e cru. São quatro modelos que complementam a coleção Essentials 1.0: uma saia, um t-shirt com decote em V, um hoodie e uma sweat cropped acompanhada de shorts no mesmo tom, com preços entre os 30€ e os 70€.
A marca promove o modelo de pre-venda que tem também como objetivo promover a alteração de hábitos de consumo, Além disso, na compra de qualquer peça upcycled é oferecido um desodorizante caseiro para diminuir o gasto de água nas lavagens.
Para Helena Antónia, fundadora da marca, a Vintage For a Cause tem desde o seu lançamento em 2013 uma forte componente social e ambiental, que está bem evidente nesta campanha, desta vez com o foco na importância da poupança de água. “Por cada 500 gramas de tecido reutilizado são poupados cerca de 3 mil litros de água. Os rios e os solos agradecem e o clima também. O upcycling gera poupança na fase de pré-consumo. Mas a poupança mantém-se na fase de pós-consumo, sempre que decidimos lavar as nossas peças apenas quando necessário. Se por cada lavagem na máquina gastamos até 150 litros de água, conseguem imaginar quanto podemos poupar se usarmos um desodorizante caseiro para roupa?”, partilha Helena Antónia.