Alentejo vai ter a maior central solar da Europa
O projeto terá de respeitar exigências ambientais como a plantação de árvores, a introdução de colmeias e a cedência do terreno para pasto. A Agência
O país do Pacífico comprometeu-se a ter 100% de energia renovável na produção de electricidade até 2030.
Vanuatu, com uma população de cerca de 280 mil pessoas espalhadas por cerca de 80 ilhas, está entre uma das nações insulares do Pacífico mais afetadas pelas alterações climáticas. Ao mesmo tempo, acaba de dar um passo gigante para diminuir o impacto dessas alterações no território.
A começar pelo consumo elétrico, decidiu que virá 100% de fontes energias renováveis até 2030. Vanuatu já é um país com emissões de carbono negativas, o que significa que absorve mais emissões do que produz, mas comprometeu-se a ir mais longe, eliminando quase totalmente os combustíveis fósseis e esperando tornar-se 100% renovável na sua produção de electricidade.
Vanuatu é um dos países que mais contribui para mitigar as alterações climáticas, tendo sido, por exemplo, a primeira nação no mundo, há 30 anos, a responsabilizar entidades que contribuíram para perdas irreversíveis e danos permanentes no ambiente devido às suas atividades poluidoras.
Agora, o plano inclui também acabar gradualmente com a utilização de energias fósseis e fundar com urgência um mecanismo financeiro que apoie de modo eficaz e em tempo útil as comunidades mais vulneráveis.
Estes ambiciosos objectivos têm sido aclamados pela comunidade internacional, uma vez que apenas 12 países fizeram o esforço por implementar alterações e fortalecer as suas contribuições nacionais estabelecidas pelas Nações Unidas, na Climate Summit, no ano passado em Glasgow, para abrandar e reverter as alterações climáticas.
O projeto terá de respeitar exigências ambientais como a plantação de árvores, a introdução de colmeias e a cedência do terreno para pasto. A Agência
A instalação de painéis solares pode reduzir em 900 kg a emissão anual de CO2. Mudar é possível e é a convicção de sete em
O carvão acabou mais cedo do que previsto e o futuro passa pelas energias renováveis. Saiba tudo sobre esta mudança importante em Portugal. 20 de
Este artigo aborda uma ação que promove a garantia de acesso universal a energia renovável e acessível para todos. O ODS 7 visa também duplicar a taxa global de melhoria da eficiência energética.
Este artigo aborda uma ação que promove a industrialização inclusiva e sustentável e fomenta a inovação. O ODS 9 também apoia uma maior adoção de tecnologias renováveis.
Este artigo aborda uma ação que promove a mudança para cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, ajudando na redução do impacto ambiental adverso das cidades.
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.