Aproveita a vinda a Lisboa para conhecer uma cidade mais sustentável. A Peggada dá uma ajuda com este mini guia.
A Web Summit está a chegar. É uma espécie de Feira Popular das tecnologias que deixa Lisboa num alvoroço durante quatro dias. Mas como há vida para além das conferências, pitches e novas ideias a borbulhar, aproveitamos para te mostrar tudo o que podes conhecer na cidade para que tenhas uma estadia mais sustentável.
Em www.peggada.com encontras o diretório de todos os negócios sustentáveis da cidade e quais os que estão mais próximos de ti. Desde restaurantes a hotéis, lojas a granel a lojas de roupa em segunda mão. Não te vai faltar nada.
Ainda assim, deixamos-te aqui um mini guia com uma sugestão de cada categoria presente no site para que percorras a cidade deixando sempre uma pegada mais verde.
Compras a Granel
Neste sector, não há como não fugir à Maria Granel, a primeira loja a granel de produtos biologicos de Lisboa, que conta agora com duas moradas: uma em Alvalade e outra em Campo de Ourique. Lá encontras desde chás a especiarias, massas, farinhas e frutos secos, além de toda a parafernália possível para compras mais conscientes. Nas novidades, temos a Pistácio. Acabadinha de abrir ali entre o Cais do Sodré e Santos, é o paraíso da mercearia vegan. Vende produtos a granel que normalmente são difíceis de encontrar, como a levedura nutricional e até os queijos vegan podem ser cortados à medida.
Restaurantes
Já é possível comer bem em Lisboa, sabendo que do outro lado há também cuidado em salvar o planeta. No Gambuzino, por exemplo, os verdes vêm do projeto Fruta Feia, as bebidas para take away só saem em copos reutilizáveis e, a juntar a isto tudo, preparam alguns dos hambúrgueres de base vegetal mais famosos de Lisboa. O Attla acompanha a tendência. Os ingredientes são de produtores locais que dão prioridade à produção biológica e é por isso que é a natureza a ditar o menu de cada semana.
Lojas de roupa em segunda mão
Pode dar jeito para um jantar pós conferência, uma saída à noite ou simplesmente para levar algumas peças que, fugindo ao fast fashion, ajudam a compor o armário. Na Flamingos a roupa é vintage e vendida ao quilo, com especial foco em peças que vão dos anos 40 aos 90. Na vizinhança está ainda A Outra Face da Lua, uma loja que também vende roupa vintage mas que quer, acima de tudo, vender outra forma de consumo.
Alojamento
Até a dormir podemos ser mais sustentáveis. Principalmente se escolhermos ficar na Impact House, um alojamento onde tudo é pensado para poupar o planeta e incentivar a partilha. No centro de Lisboa tens ainda o NEYA Lisboa Hotel, com toda a sua atividade orientada por um modelo de gestão eficiente e por um enorme respeito pelo ambiente e pela sociedade, através de políticas de responsabilidade ambiental, económica e social. Foi distinguido, em 2020, com o “Energy Globe Award”, um prémio internacional no setor da sustentabilidade.
Lojas eco
Não queresmos aqui incentivar o consumo, queremos sim dizer-te que se for essencial comprar algo, que essa compra seja feita em consciência. Na Fora do Saco, por exemplo, encontras vários produtos que têm como objetivo evitar o emabalmento em plástico, como toda uma linha de produtos de higiene em versão sólida. Na Green Beans, perto do Bairro Alto, há desde produtos alimentares, até roupa, calçado e produtos de cozinha ou de casa de banho que te vão permitir poupar umas quantas embalagens de plástico.
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)