The Trash Traveler quer fazer a maior limpeza de beatas do mundo em Portugal. Aceitas o desafio?
O objetivo é apanhar 1 milhão de beatas durante a Semana da Terra, entre os dias 15 e 23 de abril. Fazer a “Maior Limpeza
Terminou a aventura, mas não este projeto. Agora, a viagem vai dar origem a um documentário e todo o lixo recolhido vai dar origem a peças de arte.
Podíamos começar este artigo com as típicas apresentações. Andreas Noe é alemão, biólogo molecular e um ativista ambiental apaixonado por Portugal. Mas nem Andreas quer ser conhecido como “o alemão em Portugal”, nem este projeto se resume a uma pessoa.
O “The Trash Traveler” tem a cara deste homem de ukelele na mão, mas conta com uma equipa de nove pessoas que permitiram cumprir mais uma loucura: uma viagem de bicicleta por Portugal, gerando zero lixo, e pensada para recolher do chão o máximo de garrafas de plástico possíveis.
A aventura terminou, mas os números são impressionantes: Andreas pedalou uma bicicleta tantas vezes remendada por 55 dias sem parar. Tinha com ele apenas uma garrafa de água que ia enchendo pelo caminho, e foi por esse mesmo caminho que recolheu 4599 garrafas e latas do chão.
Tudo o lixo recolhido vai ser agora transformado em peças de arte que chamem a atenção para a necessidade de mudarmos a forma como tratamos os resíduos.
Pelo caminho, mais de 800 pessoas juntaram-se nos pontos de paragem para recolher lixo ou para apresentar os seus projetos ligados à sustentabilidade, numa rota que começou em Cascais, passou pelo Algarve, subiu a Nacional 2, passou a Serra da Estrela, o norte do país e terminou na Torre de Belém, em Lisboa.
Nada foi deixado ao acaso nesta viagem sustentável, nem mesmo meio de transporte. A “Rosa”, nome pelo qual ficou conhecido a bicicleta de Andreas, é feita de peças de outras 14 bicicletas. E aguentou uma viagem de 2370 quilómetros sem parar (mas com alguns arranjos, sempre feitos pela comunidade local, pelo caminho).
Ao lado de Andreas, viajou sempre a Raquel Fortuna Lima que, numa carrinha, assegurava o apoio logístico e garantia a alimentação de ambos — maioritariamente vegan, à exceção de queijos e ovos locais —, sempre sem embalagens envolvidas. Todas as compras foram feitas em mercearias a granel, mercados, feiras e quintas. Em breve, todo este roteiro de alimentação sustentável vai estar disponível no site do projeto.
“Esta acção não é sobre ‘limpeza’, mas sim sobre a sensibilização para o nosso problema do lixo e sobre falar de soluções”, explica Andreas, em comunicado. Em breve, a viagem vai dar origem a um documentário e todas as garrafas de plástico recolhidas vão ser transformadas em peças de arte, numa exposição aberta à comunidade.
O objetivo é apanhar 1 milhão de beatas durante a Semana da Terra, entre os dias 15 e 23 de abril. Fazer a “Maior Limpeza
A iniciativa surge com o objetivo de tornar as escolhas de lixo zero mais conscientes e sustentáveis. Está lançada a Liga-Ação, uma plataforma digital de gestão
Andreas, mais conhecido como The Trash Traveler, começa este sábado, 23 de abril, uma pedalada de 3000 km por Portugal para chamar a atenção sobre
Este artigo aborda uma ação que promove a mudança para cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, ajudando na redução do impacto ambiental adverso das cidades.
Este artigo aborda uma ação que promove a proteção, restauração e uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gestão de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, secas e inundações, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade.
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.