Este novo filme acompanha cinco indígenas da Amazónia enquanto visitam uma floresta escocesa durante a COP26.
Acaba de se estrear a curta-metragem “The Ghost Rainforest”, da autoria do Estúdio de Multimédia dedicado ao Clima, Earthrise. O filme, narrado através dos olhos da activista indígena Narubia Werreria, segue cinco activistas indígenas naturais da Amazónia na sua visita ao que resta de um ecossistema perdido numa floresta na costa Oeste da Escócia.
O trabalho, desenvolvido pela Earthrise em conjunto com a Alliance for Scotland Rainforest surge como uma tentativa de dar a conhecer a progressão dos ecossistemas daquela região. Ao acompanhar vários representantes de uma comunidade indígena, procurou-se ainda sublinhar que estas comunidades representam apenas 5% da população mundial mas são responsáveis pela gestão e protecção de 80% da diversidade mundial.
“The Ghost Rainforest”, disponível no canal de Youtube da Earthrise, alerta para a necessidade de garantir a participação destas comunidades indígenas na arena internacional, já que é nessas comunidades que reside grande parte do conhecimento em relação à protecção de biodiversidade. Note-se que, segundo a ONG Global Witness, no último grande momento de negociação climática, a COP26, o número de lobistas associados a combustíveis fósseis era duas vezes mais alto do que o número de representantes indígenas, o que influencia o rumo das negociações.