Esta exposição pretende mostrar o quão importante é reciclar e mostrar o que algumas marcas têm feito para aproveitar o plástico a mais no planeta.
Tem 2,5 metros de altura, é feita de embalagens de bebidas, de totens informativos e de outros artigos descartáveis que usamos no dia a dia e vai andar pelas ruas de Cascais até 12 de dezembro.
A finalidade? Mostrar o que é possível fazer com 600 mil embalagens de bebidas (não só de plástico), se forem devidamente recicladas. A ideia foi do projeto-piloto iREC, responsável pela exposição itinerante Recircular. Esta exposição resulta da recolha de materiais durante nove meses, posteriormente transformados pelo grupo de artistas e surfistas Skeleton Sea, que trabalham no sentido da consciencialização ambiental através da arte.
A exposição conta com outras peças feitas com embalagens de bebidas de plástico reciclado, como é o caso das malas de viagem da marca Samsonite, sobre a qual já te falámos aqui, embora a figura principal seja a alforreca gigante.
A razão? Porque “não gostam de estar sozinhas, quando aparecem é em grandes grupos. Isso indica que o ecossistema dessa parte do oceano está desequilibrado”, explica Isabell Kreuzeder, membro da Skeleton Sea, ao Canal Cascais.
Na exposição itinerante Recircular vais poder ver a alforreca que pretende envolver-te nos tentáculos da sustentabilidade, bem como as restantes peças e artigos de marcas portuguesas e internacionais feitos com materiais reciclado.
Ora aponta na agenda as próximas datas: de 4 a 9 de novembro vai estar no E.Leclerc de São Domingos de Rana, todos os dias das 08h30 às 21h30.
Já de 10 a 28 de novembro a exposição é montada no CascaiShopping e de 29 de novembro a 12 de dezembro na Decathlon Cascais (podes consultar o programa completo no site da Câmara Municipal de Cascais dedicado ao ambiente).
A entrada é sempre gratuita,