Para ter acesso a esta funcionalidade, a aplicação deve estar atualizada na versão mais recente.
E se conseguisses saber a rota mais sustentável e economizar combustível nas tuas
viagens? A nova funcionalidade do Google Maps permite viajar ajudando o planeta (e a carteira) e está disponível em Portugal.
O Google Maps vai começar a mostrar a rota mais eficiente em termos de combustível (e, consequentemente, em termos de emissões de carbono) em quase 40 países europeus. Na aplicação é apresentada a poupança relativa de combustível e a diferença de tempo entre a rota mais ecológica e a mais rápida (podendo coincidir) para que possas escolher a que melhor se adapta a ti. Esta novidade reflete uma preocupação real, uma vez que este tipo de transporte é a maior fonte de emissões na Europa (Relatório Statista 2022).
O percurso que consome menos combustível é calculado de acordo com a tipologia do
veículo do utilizador: gasolina ou gás, diesel, híbrido ou elétrico. Enquanto um carro híbrido ou elétrico é mais eficiente num tráfego “para-arranca”, os veículos a gasóleo têm um melhor desempenho em velocidades mais altas, por isso, o sistema dará preferência a caminhos onde seja possível obter essas velocidades.
As rotas ecológicas já tinham sido lançadas nos EUA e no Canadá, onde se estima que
tenham evitado a emissão de 500 mil toneladas de carbono para a atmosfera – o
equivalente a remover 100.000 carros movidos a combustível das estradas. A tecnologia por trás desta atualização tem origem em insights do Laboratório Nacional de Energia Renovável do Departamento de Energia dos EUA e dos dados da Agência Europeia do Meio Ambiente.
Para ter acesso a esta funcionalidade, a aplicação deve estar atualizada na versão mais recente. Quando o percurso estiver definido, é só carregar nos três pontos que surgem no canto superior direito, selecionar opções de trajeto e escolher “Dar preferência a rotas eficientes”, com a opção de definir a tipologia do veículo mais abaixo.
Além disto, o Google Maps ajuda o utilizador a fazer escolhas mais sustentáveis noutras frentes, nomeadamente:
– Pesquisar pontos de carregamento de veículos elétricos mais próximos, os seus tipos de porta e velocidades de carregamento. Em algumas estações, o utilizador pode ver em tempo real se um carregador está disponível;
– Mais informações sobre as rotas de ciclismo, como a eventualidade de existir tráfego intenso de carros, escadas ou colinas íngremes no caminho, e sobre partilha de bicicletas e scooters nas proximidades (disponível em mais de 500 cidades);
– Instruções passo a passo para pedestres, recorrendo ao Street View ou à realidade
aumentada no Live View, que exibe setas e direções sobrepostas no mapa;
– Mais informações sobre transportes públicos, incluindo, em alguns casos, horários de chegada e partida em tempo real, transferências e atrasos no serviço, lotação, temperatura e eventuais rotas disponíveis para pessoas em cadeira de rodas;
– Pesquisar hotéis com compromissos significativos (e certificados) com práticas
ecológicas.
“Tudo isto faz parte do nosso compromisso para capacitar mil milhões de pessoas através dos produtos da Google até ao final do ano – tornando a escolha sustentável uma escolha mais fácil”, aponta Rubén Lozano-Aguilera, Product Manager da Google Maps, em comunicado
Podia ter entrado em Meteorologia e Oceanografia, mas acabou por estudar Comunicação. E ainda bem, porque se não acertam nas previsões, não era ela que iria mudar isso. Começou por procurar ideias e projetos sustentáveis para a universidade e desde aí, nunca mais parou (quem é que para realmente?). Adora ver séries, mas vê poucas porque é uma pessoa difícil. Já para abraçar novos hábitos e desafios mais “verdes”, não precisa de muito para a convencer.
Artigos relacionados
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Este artigo aborda uma ação que promove a mudança para cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, ajudando na redução do impacto ambiental adverso das cidades.