Onde depositar os medicamentos e as suas embalagens?
No armário dos medicamentos, há sempre aqueles que acabam por não ser usados na totalidade, ou cujo prazo de validade já terminou. E há também
Para cumprir a meta de 75% até 2025, cada português terá de reciclar mais duas garrafas de vidro por mês.
A reciclagem de embalagens em Portugal aumentou 3% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o período homólogo de 2022. Ao todo, foram recolhidas 108 368 toneladas de embalagens nos ecopontos de todo o país, mas foram recicladas menos mil toneladas de vidro – uma quebra de 2%.
Estes resultados são do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) divulgados pela Sociedade Ponto Verde (SPV), que conclui que, apesar de Portugal continuar a atingir as metas da reciclagem das embalagens, o vidro “merece particular atenção”.
A descida verificada neste material inverte uma tendência de crescimento observada nos últimos 2 anos, fruto de uma estratégia específica para aumentar a recolha seletiva.
A atual taxa de reciclagem nacional do vidro é de 56% e o objetivo é chegar aos 75% até 2025. A boa notícia é que basta que cada cidadão recicle, pelo menos, mais duas garrafas de vidro por mês para que as metas não só sejam cumpridas, como superadas.
“Contamos, assim, com todos os portugueses para reciclarem mais embalagens, nomeadamente de vidro, onde, efetivamente, o desafio é maior, mas não devemos esquecer os outros materiais, como o alumínio, o papel/cartão ou o plástico. Para isto acontecer, precisamos de mais separação e também de melhor nível de serviço de recolha municipal”, afirma Ana Trigo Morais, CEO da SPV.
Relativamente a outros materiais, os dados de desempenho do SIGRE revelam que nos primeiros 3 meses de 2023 foram encaminhadas para reciclagem 36 620 toneladas de papel/cartão (+9%) e 19 589 toneladas de plástico (+2%), face ao mesmo período de 2022.
O crescimento mais significativo foi verificado nas embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL), com um aumento de 10% (2161 toneladas) – “estes dados revelam um aumento de reciclagem nas escolas, no qual há um volume mais significativo de pacotes de bebidas, e que estas estão a ser depositadas corretamente no ecoponto amarelo, fruto de ações educativas promovidas pela SPV junto de alunos e professores”, refere a entidade.
No armário dos medicamentos, há sempre aqueles que acabam por não ser usados na totalidade, ou cujo prazo de validade já terminou. E há também
As Juntas de Freguesia que receberem mais Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos e Resíduos de Pilhas e Baterias serão premiadas. “Junta na Freguesia” é
Ainda que o óleo das conservas possa ser usado para consumo, há quem prefira não o consumir. Sabemos que pode surgir dúvidas na hora de
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.