Está a decorrer uma campanha através da qual podes ajudar a evitar que milhares de aves sejam capturadas acidentalmente.
Todos os anos, 200 mil aves marinhas morrem capturadas em redes de emalhar, linhas e anzóis de pesca, uma situação que ao mesmo tempo causa prejuízos para os pescadores (instrumentos danificados, tempo despendido a retirar as aves presas, peixe e isco perdidos) e põe em risco a próxima geração de aves. E estes dados são só relativos a águas europeias.
Agora, e até 31 de julho, podes ajudar a tornar o mar mais seguro para as aves marinhas, apoiando a angariação de donativos “STOP Bycatch” (nome dado às capturas acidentais de espécies sensíveis) da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).
A campanha de donativos foi lançada no Dia Mundial dos Oceanos e quer inverter estes números, apoiando a implementação de medidas já testadas de proteção de
aves marinhas ameaçadas, impactando de forma positiva a vida animal e as comunidades dependentes do mar, que por sua vez também querem aplicá-las. Os donativos permitirão comprar 10 papagaios-afugentadores (dispositivos fáceis de usar que levam as aves a manter uma distância segura sem afetar a quantidade de peixe apanhado), sensibilizar 100 pescadores (ensinando-lhes soluções de prevenção da captura acidental e a importância de práticas mais amigas do ambiente), realizar 50 embarques de monitorização (para identificar ameaças e, mais uma vez, colaborar com os pescadores) e testar outra solução em duas embarcações (para assegurar outras medidas em circunstâncias diferentes).
Até ao momento foram angariados mais de 3000 euros, e mesmo que a meta de 15 mil euros não seja atingida, o total angariado será usado no trabalho de redução do
bycatch pela SPEA.
Os interessados em garantir um futuro melhor para as aves marinhas e evitar que aves como a cagarra, a pardela-balear, o alcatraz e a torda-mergulheira fiquem presas nas pescas, podem participar com donativos por MB Way, transferência bancária ou PayPal. Toda a informação sobre o processo está disponível em www.stopbycatch.spea.pt.