De dentro para fora, toda a abóbora é para aproveitar e nós dizemos como. Depois do Halloween, não haverá abóbora que se fique a rir maquiavelicamente.
Há quem compre uma abóbora, lhe tire todo o recheio e use apenas como decoração para o Halloween. Nós cá não somos fãs de nada que cause desperdício e, por isso, fomos à procura de formas de aproveitar tudo deste produto da época. Casca, pevides, polpa, nada fica de fora destas receitas.
Na página da Zero Waste Sustainability podes inspirar-te com quatro formas de usar toda a abóbora.
Com a casca, podes fazer as tais chips: corta a casca, pincela com azeite, coloca especiarias a teu gosto e leva ao forno até tostar.
Quanto ao interior, podes fazer húmus — coloca a abóbora e uma chávena de grão de bico num processador, junta alho, sumo de limão e especiarias e tritura até obter uma pasta cremosa — ou um puré de abóbora. Para este último, depois de cortares o interior da abóbora, leva ao forno até ficar mole, depois a um processador e bate até teres um puré cremoso.
Por último, não menos importante e altamente curioso, podes aproveitar as sementes do interior. Como? Lava-as e seca-as de seguida, mistura-as com azeite e especiarias e envolve tudo, separa-as num tabuleiro e leva ao forno até ficarem douradas (mexe a cada 5 minutos).
Anotaste cada dica? Depois de teres tudo pronto e devidamente condicionado nos armários, está na altura de pores em prática na alimentação do dia a dia.
Sabemos que estamos em altura de Halloween, mas estas receitas aterradoramente deliciosas são para comer enquanto estiver na época das abóboras (de setembro a maio, segundo a Deco Proteste). Até os mortos que andam por aí na noite de 31 de outubro vão querer provar o que se segue.
Bolo integral de casca de abóbora
Ingredientes:
– 1 chávena de cascas de abóbora lavadas
– 1/2 chávena de óleo de girassol
– 3 ovos
– 1 + 1/2 chávena de açúcar
– 1 chávena de farinha de trigo
– 1 chávena de farinha de trigo integral
– 1 colher de sopa de fermento
– Coco ralado a gosto
– Canela a gosto
– Castanhas a gosto
Modo de preparação:
Bate todas as cascas, o óleo, os ovos e o açúcar no liquidificador. Mistura os restantes ingredientes e junta ao creme do liquidificador, mexendo até que esteja bem homogéneo.
Unta uma forma com óleo, verte a massa e leva ao forno pré-aquecido durante cerca de 45 minutos.
Podes servir com calda, coco ralado, castanhas ou simples.
Esta receita é da Semente do Bem.
Panquecas com puré de abóbora
Ingredientes:
– 1 + 1/2 chávena de puré de abóbora (assada previamente)
– 1 chávena de bebida vegetal
– 2 colheres de sopa de açúcar de coco
– 2 chávenas de farinha de aveia
– 3 ovos
– Canela a gosto
– 1 pitada de sal
– 2 colheres de chá de fermento
– Óleo de coco para colocar na frigideira
Modo de preparação
Coloca todos os ingredientes líquidos numa liquidificadora (puré de abóbora, ovos, bebida vegetal) e mistura. Adiciona a farinha de aveia pouco a pouco. Coloca a canela e o sal e, por último, o fermento.
Aquece a frigideira anti-aderente com um pouco de óleo de coco em lume médio. Coloca cerca de 1/2 concha de sopa da massa. Quando a massa começar a fazer algumas bolhas de ar, está pronta para virar. Geralmente, em 2 minutos, tens a panqueca pronta. Para finalizar, podes polvilhar com canela em pó ou um pouco de mel.
Esta receita é do Instagram da Joana Silva Braz.
Granola de abóbora
Ingredientes:
– 3 chávenas de chá de flocos de aveia grossos
– 1/2 chávena de chá de puré de abóbora
– 1/3 de chávena de chá de xarope de ácer
– 1/2 chávena de chá de pevides de abóbora ou outras sementes
– 1/2 chávena de chá de passas
– 3 colheres de sopa de óleo de coco derretido
– 1 colher de chá de canela em pó
– 1 pitada de sal
Modo de preparação:
Aquece o forno a 160ºC.
Numa tigela, mistura o xarope de ácer, o óleo de coco, a canela e o sal. Junta o puré de abóbora. Envolve os flocos de aveia, as sementes e as passas.
Num tabuleiro forrado com papel vegetal espalha a granola. Leva ao forno durante cerca de 20 minutos mexendo-a com uma colher de pau a meio do tempo.
Apaga o forno e deixa a granola ficar lá dentro para que seque completamente. Mexe-a de vez em quando.
Quando o forno estiver frio, retira, deixa arrefecer e guarda em frascos.
Receita do blogue “Nem Acredito que é Saudável“.