Novos stands, acesso facilitado, doação de livros e incentivo ao uso de bicicleta como meio de transporte. A Feira do Livro de Lisboa está mais verde e nós contamos-te tudo.
Já estamos em contagem decrescente para a Feira do Livro de Lisboa (FLL) que este ano traz muitas novidades, especialmente ao nível do compromisso com a sustentabilidade e o ambiente.
O Parque Eduardo VII recebe a FLL entre os dias 25 de agosto e 11 de setembro e contará com novos expositores feitos com recurso a materiais sustentáveis num formato modular, ao mesmo tempo que garantem melhores condições e acessos para participantes e visitantes, incluindo pessoas com mobilidade reduzida. Da mesma forma, os equipamentos, assim como os pavilhões, palcos e auditório principal, são renovados para que tenham um menor impacto ambiental, com níveis significativamente inferiores de poluição atmosférica, sonora e visual.
A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) decidiu apostar em parcerias de mobilidade para tornar a viagem até à feira mais amiga do ambiente, estabelecendo uma parceria com a EMEL para que a GIRA (sistema público de bicicletas partilhadas) seja o transporte oficial da Feira.
Apesar de todas estas novidades, há pormenores que já vêm de outras edições, entre eles a promoção da reciclagem (em parceria com a Sociedade Ponto Verde), a redução do consumo elétrico, o cuidado na reutilização de materiais, a iniciativa de doação de livros novos ou usados “Doe os seus Livros” (que são encaminhados para crianças apoiadas por instituições da ENTREAJUDA) e a promoção da utilização de transportes públicos enquanto meio privilegiado de deslocação até ao evento. Além disso, esta edição — que promete ser a maior de sempre, com 340 pavilhões,
distribuídos por 140 participantes que representam centenas de marcas editoriais —, destaca-se por oferecer uma programação cultural distinta, completa e extensa (com mais atividades para todas as idades), um stand dedicado à Ucrânia e o espaço pet-friendly “RefresCão”, com água fresca para os animais de companhia.
Os horários para visitar a Feira são os seguintes:
• segunda a quinta-feira – das 12h30 às 22h00;
• sextas-feiras – das 12h30 às 00h00;
• sábados – das 11h00 às 00h00;
• domingos – das 11h00 às 22h00.