Após 20 anos de reivindicações dos ambientalistas, a Lagoa dos Salgados, no Algarve, vai finalmente ser classificada como área protegida.
A Reserva Natural da Lagoa do Salgado vai mesmo ser uma realidade. O aviso já foi emitido pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e a classificação já se encontra em consulta pública. No total, serão 400 hectares de área protegida entre Armação de Pêra e Albufeira, na Costa Algarvia.
Em declarações ao Público, a associação Almargem saúda a decisão como “um marco histórico para a conservação da natureza”. Porém, apesar do entusiasmo, a organização ambientalista aguarda pela consulta detalhada da proposta para saber a delimitação exata da reserva.
A futura Reserva Natural da Lagoa dos Salgados irá abranger os vários ecossistemas terrestres e aquáticos da baía dos Salgados, entre zonas húmidas, pomares de sequeiro e prados secos. Para os ambientalistas, a preservação desta área é de extrema importância, uma vez que abriga 12 espécies de plantas RELAPE (raras, endémicas, localizadas, ameaçadas ou em perigo de extinção) e serve de “porto de abrigo” para um milhar de aves aquáticas invernantes.
Quando aprovada, esta será a primeira área protegida nacional a ser criada nos
últimos 20 anos (a última foi a Reserva Natural da Lagoa de Santo André e da Sancha,
em agosto de 2000) e a segunda da região a integrar a Rede Nacional de Áreas
Protegidas, a par da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo
António.