Portugal vai começar a construir o seu maior parque eólico em 2025
O novo parque eólico terá uma capacidade de 274 megawatt (MW), o que equivale às necessidades energéticas anuais de 128 mil habitações. O maior parque
Até 2050, a Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética quer reduzir para menos de 1% a percentagem de portugueses sem dinheiro para aquecer a casa no inverno.
O Governo aprovou a Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2023-2050 (ELPPE) e a criação do Observatório Nacional da Pobreza Energética. A decisão foi tomada em Conselho de Ministros, no dia 23 de novembro.
A ELPPE tem como principal meta acabar com a pobreza energética em Portugal até 2050, tendo em vista a proteção dos consumidores vulneráveis e a sua integração ativa na transição energética e climática, com base em quatro eixos de atuação: promoção da sustentabilidade energética e ambiental da habitação, do acesso universal a serviços energéticos essenciais, da ação territorial integrada e do conhecimento e da atuação informada.
Até 2050, as metas da ELPPE são:
O Observatório Nacional da Pobreza Energética servirá para acompanhar e monitorizar a evolução da pobreza energética no país.
“A pobreza energética é uma realidade complexa, multidimensional, que resulta da combinação de um conjunto de fatores – baixos rendimentos, dificuldade em aceder a serviços energéticos eficientes e com qualidade, baixo desempenho energético das habitações e baixos níveis de literacia energética. Estima-se que em Portugal entre 1,8 a 3 milhões de pessoas estejam em situação de pobreza energética, das quais entre 609 mil e 660 mil se encontram em pobreza energética severa”, lê-se no comunicado divulgado sobre a ELPPE.
As pessoas que vivem em situação de pobreza energética severa são aquelas que pertencem a “agregados familiares em situação de pobreza cuja despesa com energia representa +10% do total de rendimentos”.
No ano passado, Portugal teve a quarta maior taxa da União Europeia de população que não consegue aquecer devidamente a casa (17,5%), segundo dados do Eurostat.
O novo parque eólico terá uma capacidade de 274 megawatt (MW), o que equivale às necessidades energéticas anuais de 128 mil habitações. O maior parque
O site ENERGÉTICO disponibiliza informação, simuladores sobre consumo e custos, dicas de poupança de energia e uma ferramenta para orientar técnicos de atendimento social no
Os Espaços Cidadão Energia serão criados a nível local e deverão promover a consciencialização sobre a importância da eficiência energética e oferecer orientação face aos
Este artigo aborda uma ação que promove a garantia de acesso universal a energia renovável e acessível para todos. O ODS 7 visa também duplicar a taxa global de melhoria da eficiência energética.
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.